Com ruas de paralelepípedos, praças expansivas e edifícios coloniais preservados, Salta, no noroeste da Argentina, foi eleita a 3º melhor destino da América do Sul quando o assunto é riqueza arquitetônica.
Segundo um estudo acerca do patrimônio histórico da cidade, a arquitetura da cidade é representada, sobretudo, por igrejas e edifícios coloniais: 72,7% das atrações de Salta receberam 4,5 estrelas no TripAdvisor.
Por conta disso, recebeu o título de cidade argentina com a maior concentração de edifícios excepcionais. No ranking global, Santa configurou a 19º melhor classificação.
Edifícios para visitar
Alguns dos edifícios que viajantes podem visitar em Salta são:
Catedral de Salta
Foto: Steven Tran.
Cabildo Colonial.
Foto: Fulviusbsas.
Teatro de Salta.
Foto: No gravity / Davi.
Convento de San Bernardo.
Foto: Fulviusbsas.
Montanhas coloridas
Outro atrativo turístico famoso de Salta, e provavelmente o seu principal, são as “Montanhas de Hornocal”, também conhecidas como “Cerro de Catorce Colores”. Elas ficam na província de Jujuy, perto da cidade de Humahuaca, na região de Salta.
As montanhas apresentam vibrantes tons avermelhados, amarelados e marrons, criando um verdadeiro espetáculo. As cores são o resultado dos diferentes minerais e sedimentos depositados nas montanhas ao longo de milhões de anos. A melhor época para visitar as montanhas é durante os meses de primavera e verão, os quais correspondem aos meses de outubro a março.
Chegando a cidade de Salta
Viajantes podem partir dos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre para chegar a cidade de Salta, ou dirigir de Foz do Iguaçu, na fronteira com Puerto Iguazu, até o destino.
Para dirigir em território argentino, brasileiros precisam de um documento chamado “Carta Verde”, emitida por seguradoras.
Dos aeroportos mencionados, é preciso fazer uma conexão em Buenos Aires. Os voos da capital podem ser tanto diretos quanto com escala, então pesquise bem as opções de voos. A Flybondi, low cost da Argentina, por exemplo, oferece voos para Salta a partir de Buenos Aires.
Lembrando que brasileiros só precisam de RG (não pode foto de criança) para viajar ao país vizinho.