São Paulo libera o uso de máscaras em ambientes fechados

Na tarde desta quinta-feira (17), o governador do Estado de São Paulo, João Doria, assinou o decreto que suspende o uso de máscaras em ambientes fechados em todo o território paulista.

A máscara será necessária somente em hospitais, clínicas, unidades de saúde e locais destinados à prestação de serviços de saúde no geral, além de no transporte público (ônibus, trens, metrô e terminais de embarque e desembarque). O uso de máscara se tornará opcional nas escolas, escritórios, shoppings e comércio.

O governador afirmou que tomou a decisão conforme orientações do Comitê Científico de São Paulo. Segundo ele, uma nota técnica revelou uma melhora consistente na situação epidemiológica do Estado. Foi apontada uma melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos de São Paulo ao longo de 14 dias após o Carnaval 2022. Dessa maneira, foi possível concluir que a transmissão do coronavírus está em redução gradativa.

“Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

Veja a declaração dada pelo governador no Twitter sobre o decreto assinado nesta tarde.

A possibilidade de suspender o uso de máscaras era analisada desde o final de 2021 pelo Comitê Científico de SP. O avanço da propagação da variante Ômicron acabou adiando os planos de flexibilização, mas, agora, o governador demonstra estar otimista com a situação.

Via: G1.

Leia também
Estados Unidos vão coletar dados biométricos de todos os estrangeiros a partir de dezembro

O governo dos Estados Unidos confirmou que, a partir de 26 de dezembro de 2025,…

Paralisação por falta de dinheiro nos EUA cancela voos em Orlando e Nova York

Crise histórica afeta aeroportos americanos e causa cancelamentos em todo o país Os Estados Unidos…

Fernando de Noronha reajusta taxa para visitantes e valor surpreende turistas em 2025

Quem planeja visitar Fernando de Noronha em 2025 vai precisar preparar o bolso. O arquipélago…

Sair da versão mobile