O estado de São Paulo poderá exigir o chamado ‘passaporte da vacina’, comprovando esquema vacinal completo contra a COVID-19, a partir de 16 de dezembro nos aeroportos de Guarulhos, Congonhas e Viracopos. O passaporte também pode ser exigido no Porto de Santos.
Mesmo tratando-se de espaços subordinados à administração federal, esses locais vão exigir a comprovação de vacinação, de acordo com o governador do Estado, João Doria.
A medida seria benéfica para monitorar os viajantes que chegam ao Brasil uma vez que os três aeroportos mencionados respondem por dois terços do total de voos internacionais no país.
“Isso é um direito que nos cabe. Apesar de, fisicamente, (o aeroporto) ser propriedade do governo federal e ter administração pela Infraero, o território do estado de São Paulo é de responsabilidade do governo do estado de São Paulo. O mesmo se aplica aos portos”, explicou o governador.
Assim, o governo do Estado de São Paulo enviou um ofício ao Ministério da Saúde pedindo a adoção da obrigatoriedade do comprovante de vacinação aos viajantes que chegam ao Brasil. Segundo o Comitê Científico de São Paulo, a medida é outra forma de combate a propagação do coronavírus e variantes.
Até então, o Governo Federal exige quarentena de cinco dias para viajantes não vacinados contra a COVID-19 e, após esse período, realização de teste RT-PCR. O resultado precisa ser negativo para o viajante ser liberado do isolamento social.
Via: Correio Braziliense.