São Paulo sanciona lei que obriga bares e restaurantes a fornecer água gratuitamente aos clientes

O governador de São Paulo, Tarcísio Freitas, sancionou o projeto de lei que obriga bares, restaurantes, lanchonetes, padarias e estabelecimentos similares a oferecer água potável de graça e à vontade aos clientes.

A lei entra em vigor nesta quarta-feira (13), data de publicação no Diário Oficial, mas a aplicação da lei, as sanções e os prazos para os estabelecimentos se adequarem à nova legislação ainda serão definidos pelo governo do estado.

Segundo o texto, de autoria do deputado Átila Jacomussi, os estabelecimentos deverão informar o cliente, seja no cardápio ou em cartazes, que água potável gratuita está disponível no local.

A cidade de São Paulo possui uma lei semelhante, mas bares e restaurantes associados à Confederação Nacional do Turismo (CNTur) entraram na Justiça com um pedido para revogar a lei municipal.

A CNTur argumentou que os empreendimentos deixariam de obter receita ao oferecer água de graça e, ainda, deveriam adquirir filtros para oferecê-la aos clientes, configurando despesa.

O processo passou pelo Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP), que julgou a lei inconstitucional, mas a prefeitura da cidade recorreu à decisão. O processo foi, então, encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Água de graça em bares e restaurantes

Em muitos lugares do mundo, fornecer água potável de graça e à vontade aos clientes já é uma prática em restaurantes, bares, hotéis e outros estabelecimentos. Normalmente, são países onde a água da torneira é considerada segura para beber, como os Estados Unidos, Canadá, Austrália e Nova Zelândia.

Via: G1.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Sair da versão mobile