Sem estresse: LATAM dá dicas para viajar com pets nas férias de julho!

A LATAM compartilhou dicas para viajantes que pretendem viajar com seus bichinhos de estimação durante as férias de julho 2023.

Além de verificar os requisitos para o transporte de animais na plataforma ou aplicativo da companhia aérea, a cia compartilha como ter uma viagem tranquila e livre de estresse com o pet.

Como transportar animais em voos da LATAM?

A companhia aérea oferece três opções de transporte aéreo para cães e gatos: na cabine de passageiros com o tutor, no compartimento inferior da aeronave ou pela LATAM Cargo. O custo do serviço depende do tipo de transporte selecionado, o tamanho do animal e a rota da viagem.

Os animais precisam ter, pelo menos, quatro meses de idade e ter sido desmamados cinco dias antes da viagem. A saúde do pet também deve estar perfeita para evitar passar doenças para passageiros humanos e outros animais.

Para o transporte na cabine, o peso total do animal + a caixa de transporte com as dimensões adequadas deve ser de 7 kg. Durante o voo, o cão ou gato deve ficar dentro do compartimento.

Animais de assistência emocional ou cães de serviço podem viajar com os tutores na cabine de passageiros. Para isso, o viajante deve informar à companhia aérea sobre a necessidade de transportar o animal consigo e cumprir certos requisitos.

Dicas para transportar animais em voos com segurança e tranquilidade

cachorro transporte de animais

Confira, abaixo, as dicas da LATAM para transportar pets nas férias de julho de 2023.

Verificar as condições de saúde do animal

O primeiro passo é verificar se o animalzinho está em boas condições de saúde para viajar. Levá-lo ao veterinário para um check-up completo e requisitar um atestado de saúde (necessário para a viagem) se faz necessário. O atestado deve ter validade de 10 dias.

Além disso, o pet deve estar vacinado e vermifugado. Também deve ter tomado a vacina antirrábica. Alguns países possuem requisitos para aceitar animais de estimação em seu território. Todas essas informações podem ser encontradas no site da LATAM.

Transportar animais dóceis e calmos

O temperamento do animal é um dos principais fatores que ditam se ele pode ou não viajar de avião (ou outros meios de transporte). Enquanto alguns cães e gatos não se importam de viajar com o tutor por horas, outros se sentem acuados e ficam irritados.

Para garantir o bem-estar e a segurança do pet, viajantes devem ficar atentos ao comportamento do animal. Será que ele consegue ficar mesmo na caixa de transporte por tanto tempo? O excesso de estresse da situação é prejudicial aos animaizinhos.

Preparar o pet para viajar com você

Os animais de estimação não foram feitos para voar, não é mesmo? Então, alguns deles podem ficar nervosos ou desconfortáveis com o processo, como mencionado anteriormente.

O viajante pode, então, ajudar o animal a se acostumar com a caixa de transporte no período que antecede a viagem.

A dica é colocar o pet na caixa por alguns minutos por dia, oferecendo brinquedos ou petiscos após o exercício. Também é possível colocá-los dentro do kennel para o animal associar a caixa de transporte com algo positivo. Para ele se acostumar com o movimento, o viajante pode levá-lo para passear de carro dentro da caixa.

Se o pet não gostar de ficar na caixa ou de viajar de jeito nenhum, é recomendado conversar com o veterinário para encontrar soluções. Os gatos são, geralmente, menos fãs de viagens aéreas ou de ficar emprisionados.

Fazer a reserva do serviço com antecedência

Outra maneira de viajar sem estresse com animais nas férias de julho, período movimentado em razão da alta temporada de inverno, é reservar o serviço de transporte com antecedência. Ela deve ser feita, pelo menos, 48 horas antes do voo. Como o serviço está sujeito à disponibilidade, é ideal que os viajantes conversem com a LATAM bem antes do voo.

Chegar cedo ao aeroporto

Muitos problemas podem ser evitados ou facilmente resolvidos ao chegar cedo no aeroporto. Para viajar com animais, é recomendado que viajantes cheguem, pelo menos, duas horas antes do embarque para voos domésticos. Já para voos internacionais, podem chegar com três horas de antecedência.

Além de agilizar o processo de embarque dos passageiros e do pet, chegar cedo ao aeroporto permite que o animal se acostume com a mudança de ambientes com tranquilidade.

Para conferir todas as informações acerca do transporte de animais nas aeronaves da LATAM, acesse o site da cia.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…