Semana Brasil 2020: dicas para aproveitar os descontos sem estresse

A Semana do Brasil 2020, período de descontos e ofertas imperdíveis no comércio de todo o país, será uma grande oportunidade para ir às compras. Consumidores poderão adquirir bens que estavam de olho há muito tempo ou aproveitar as promoções para vasculhar novidades de suas lojas favoritas.

Todavia, é preciso tomar cuidado com propagandas mal intencionadas e consumo excessivo para não se afundar em dívidas. As promoções incríveis, típicas de eventos como esse, são conhecidas por deslumbrarem os consumidores. Durante a Black Friday, por exemplo, a corrida para adquirir os bens desejados pode levar as pessoas à loucura.

Mas não precisa ser assim, certo? É possível gastar com consciência e, ainda, levar todos os bens que você almejou por tanto tempo.

Cuidados com compras em lojas virtuais

Um aumento considerável nas vendas das lojas virtuais é esperado durante a Semana Brasil 2020. O e-commerce já era uma tendência forte no Brasil antes da pandemia e, agora, se consolidou como principal meio de consumo.

Segundo um estudo realizado pela Kearney, consultoria de gestão estratégia, esta modalidade de vendas deve faturar R$ 111 bilhões somente em 2020!

Muitas pessoas que nunca compraram online passaram a fazer compras em lojas virtuais. Assim, separamos algumas dicas para tornar as compras online mais seguras e livres de estresse:

  • Não salve cartões de crédito no navegador, a não ser que você tenha um antivírus que apresente essa funcionalidade;
  • Alguns bancos disponibilizam cartões virtuais para o cliente não utilizar o cartão físico. Esses cartões expiram após um determinado período, aumentando a segurança já que o consumidor corre menos risco de ter o cartão clonado;
  • Leias as condições da promoção antes de realizar a compra para evitar surpresas desagradáveis;
  • Tenha em mente que muitas empresas encontram problemas para enviar os produtos devido à pandemia da COVID-19. Ou seja, a entrega do seu pedido pode atrasar;
  • Para comprar roupas sem perrengues, tire as suas medidas em casa e verifique-as na tabela de medidas, a qual geralmente se encontra disponível na descrição do produto. Você também pode pedir números maiores em caso de dúvida. Eles são mais fáceis de ajustar;
  • Verifique os canais de comunicação disponibilizados pela empresa. Algumas lojas virtuais não apresentam número de 0800 para ligar, tornando a comunicação em caso de problemas mais difícil;
  • Se não for uma marca muito conhecida, você pode verificar a sua reputação no Reclame Aqui;
  • Confira as resenhas dos produtos, especialmente se a loja for exclusivamente online. Procure por descrições específicas do produto e fotografias. Relatos fraudulentos ou escritos por bots tendem a ser vagos, ou extremamente positivos. Em outras palavras, não são como uma pessoa realmente fala;
  • Salve a tela da descrição do pedido, da confirmação do pagamento, boletos, entre outros documentos que comprovem a compra.

Cuidados com compras em lojas físicas

Além dos cuidados que devem ser tomados para prevenir a propagação da COVID-19, como uso de máscara e distanciamento social, os consumidores devem estar atentos para as condições das promoções expostas no material publicitário espalhado pela loja. Se tiver dúvidas sobre a oferta, pergunte aos funcionários sobre os detalhes.

Mantenha o foco no item que deseja comprar com urgência e, depois, passe para os demais produtos presentes em sua lista. Por exemplo, os consumidores tendem a correr quando avistam promoções de eletrônicos. Se você deseja adquirir um bem específico, foque nele antes que alguém o compre primeiro.

Quando você está pessoalmente na loja, é mais fácil realizar uma compra impulsiva. Mesmo se o preço baixo o atrair, seja consciente para não acumular dívidas. Desconfie também da qualidade do produto se o valor estiver extremamente baixo.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…