Guia de Destinos

Semana Santa e feriado de Páscoa 2020: dicas de destinos para viajar

Os dias de descanso da Semana Santa são perfeitos para revigorar as energias em uma viagem curta, mas memorável. Afinal, na Páscoa, estamos mais abertos para a transformação pessoal, certo?

Uma mudança de cenário pode fazer maravilhas para nós. Viajar é o catalisador perfeito para gerar uma conexão maior conosco, pois momentaneamente deixamos as preocupações diárias em ‘stand by’ e focamos em curtir cada momento de nossas breves férias.  

Separamos seis destinos deslumbrantes para você aproveitar o feriado de Páscoa 2020 para se renovar por completo, além de experimentar deliciosos chocolates Brasil afora!

QUANDO COMEÇA A SEMANA SANTA 2020 E EM QUE DIA CAI A PÁSCOA 2020?

A Igreja Católica Romana diz que a Semana Santa começa com o Domingo de Ramos, quando Jesus entra em Jerusalém e é recebido com folhas de palmeira. Em 2020, o Domingo de Ramos cairá no dia 5 de abril, na sequência teremos a Segunda-feira Santa, Terça-feira Santa, Quarta-feira Santa, Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa (Paixão de Cristo), Sábado Santo e o Domingo de Páscoa 2020, que será no dia 12 de abril, anote bem essa data.

DESTINOS PARA VIAJAR NO FERIADO DE PÁSCOA E SEMANA SANTA 2020

Ouro Preto (MG)

Ouro Preto

Ouro Preto é uma cidade cheia de história, tradição e paisagens montanhosas. Amantes de arquitetura vão se deliciar com as construções antigas, as belas igrejas e os monumentos históricos espalhados pela região.

Localizado no centro de Ouro Preto, o Museu da Inconfidência guarda a memória deste importante movimento brasileiro. Para completar as lembranças deste momento histórico, a próxima parada é a Praça Tiradentes, onde a cabeça de Joaquim José da Silva Xavier, ou apenas Tiradentes, ficou exposta.

Em seguida, visite a Igreja de Nossa Senhora do Pilar para apreciar as esculturas de ouro e a beleza desta edificação. Para fechar o passeio, confira a Feira de Artesanato. Nela, são vendidos artesanatos, relógios, vasos e outros objetos em pedra sabão. É um ótimo local para comprar lembrancinhas!

Brasília (DF)

Brasília

Brasília é um destino barato e, como Ouro Preto, cheio de atrativos interessantes para alimentar a sede por aventura e cultura de qualquer viajante. No Eixo Monumental, as principais avenidas da cidade e componentes essenciais do desenho do avião projetado por Lucio Costa, estão localizados os principais prédios de Brasília.

Basta trafegar no Eixo em direção ao Lago Paranoá e você avistará o Palácio do Planalto, a Biblioteca Nacional, a famosa Catedral de Brasília, o Estádio Mané Garrincha, o Memorial JK, o Museu Nacional da República, o Palácio do Itamaraty, entre muitos outros pontos turísticos.

Importante: Para visitar os prédios governamentais, é preciso agendar um horário em dias específicos e trajar roupas adequadas para o ambiente mais sério. Preferencialmente, calça, camisa e sapatos fechados.

Cuiabá (MT)

Cuiabá

Outro destino para quem pretende viajar barato é a capital mato grossense. Há diversos museus históricos, igrejas e parques para conhecer em Cuiabá. O Parque das Águas é uma opção para passeios em família em um ambiente arborizado e bem cuidado. Além disso, diversos bares e restaurantes circundam a região.

A Igreja Nossa Senhora do Rosário e São Benedito é um grande símbolo histórico e religioso da cidade, sendo que sua construção é datada de 1730. Outras edificações católicas para conhecer são a Igreja Nossa Senhora do Bom Despacho, Catedral Metropolitana Basílica Senhor Bom Jesus, e a Capela Santa Rita de Cassia.

Todos os turistas são convidados a conhecer essas construções religiosas, mas cuidado para não atrapalhar as missas da Semana Santa!

Campos do Jordão (SP)

Campos do Jordão

Agora, se você quer aproveitar o feriado para degustar chocolates variados, vá para Campos do Jordão. Antes mesmo de encontrar essas delícias, você já irá se deslumbrar pela arquitetura europeia e os campos floridos.

Depois de tirar fotos, passeie pela Fábrica de Chocolates Araucária. É possível observar de perto todo o processo produtivo dos chocolates e ainda experimentar algumas amostras. A melhor parte é que, se você viajar com um grupo pequeno ou em família, não é preciso agendar a visita! 

E não é apenas na fábrica que você encontra bons chocolates, mas nas muitas lojas especializadas espalhadas pela cidade. São bombons, trufas, barrinhas e até sorvetes com os mais variados e deleitosos sabores. A Bruno Alves Chocolatier, Chocolate Montanhês, Platanus e Sabor Chocolate são algumas lojas populares.

Penedo (RJ)

Penedo

Penedo tem crescido no gosto popular dos viajantes nos últimos anos. Esta cidadezinha do Rio de Janeiro, também conhecida como Pequena Finlândia, exibe uma charmosa arquitetura europeia acompanhada de flores e lagos. O ar pitoresco é perfeito para relaxar durante a Páscoa 2020 e voltar ao “mundo real” energizado.

Para degustação de chocolates, siga para a Joulupukin Suklaa (Chocolate do Papai Noel). Os minis foundues são bastante populares entre os turistas e locais. Não deixe de experimentá-los! As delícias vêm da chocolateria artesanal Casa do Chocolate, casa dos bomboms, trufas, chocolates quente e sorvetes mais deliciosos de Penedo.

Anexo ao estabelecimento, está a fábrica onde se é possível observar parte do processo produtivo dos chocolates através do vidro.

Para conhecer o restante da cidade, visite o Museu Finlandês Eva Hilden, que contém parte da história da herança finlandesa de Penedo, o mirante Pico de Penedinho com 600 metros de altitude, e, para espantar o calor, mergulhe na Cachoeira de Deus e na Três Cachoeiras.

Uma viagem completa de Páscoa, hein?

Recife (PE)

Recife PE

Para fechar esta lista com chave de ouro, a nossa última dica é passar a Semana Santa em Recife, capital de Pernambuco. Praia, calor e muita diversão tanto para viagens em família quanto para viajar com amigos.

Porém, antes de se aventurar nas águas exuberantes de Recife, você precisa saber dos tubarões que andam circundando a região. Respeite a sinalização nas praias que delimitam as zonas de segurança para banhistas. Apenas desfrute do mar em períodos de maré baixa, evitando dias de ondas agitadas e ventanias. Aproveite apenas as horas mais quentes do dia para nadar.

Com essas dicas, você poderá aproveitar longos dias de sol nas praias de Recife e região. É comum que turistas transitem para as paisagens paradisíacas a poucos quilômetros da capital pernambucana, como a Praia de Porto de Galinhas e a Praia de Muro Alto, em Ipojuca, a 65 km de Recife.

A Praia de Calhetas, em Cabo de Santo Agostinho, a 40 quilômetros de Recife, é igualmente bela e merece uma visita. Se você gosta de aventura, desça até o oceano por uma tirolesa e dê uma volta no teleférico para ter uma visão privilegiada das suntuosas paisagens naturais.

Gostou das nossas dicas? Agora, é só ficar atento às promoções de passagens aéreas para garantir os melhores preços para fazer bom proveito do feriado de Páscoa 2020!