Suíça deixa de exigir teste de COVID para turistas vacinados

A partir do dia 22 de janeiro, próximo sábado, viajantes brasileiros vacinados completamente contra a COVID-19 não vão precisar apresentar resultado negativo do teste RT-PCR ou antígeno para entrar na Suíça, somente o comprovante de vacinação.

Os seguintes imunizantes são aceitos no país: Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Janssen, Coronavac, Sinopharm e Covaxin. Viajantes vacinados com a Janssen (a vacina de dose única) devem esperar 22 dias para viajar. Já quem se imunizou com os imunizantes restantes pode embarcar para a Suíça assim que receber a segunda dose. A última aplicação deve ter acontecido nos últimos 12 meses.

Menores de até 16 anos acompanhados pelos pais não precisam apresentar comprovante de vacinação. Já adolescentes de 16 a 18 anos devem fazer o teste RT-PCR em até 72 horas antes da viagem e apresentar um resultado negativo para poder embarcar.

Ressalta-se que menores não vacinados ainda não podem entrar no país sem a companhia dos pais.

Um lembre importante

Para entrar em estabelecimentos, como atrações turísticas, eventos em ambientes fechados e restaurantes, viajantes devem apresentar um passe sanitário suíço. É preciso fazer a solicitação do documento neste site e anexar as seguintes informações:

  • Justificativa de viagem à Suíça;
  • Local e período de hospedagem no país;
  • Comprovante de pagamento de uma taxa de CHF$ 30;
  • Comprovante de nacionalidade (cópia do passaporte, por exemplo);
  • Comprovante de vacinação do ConecteSUS; e
  • Comprovante da viagem à Suíça, como as passagens aéreas, passagem de trem ou reserva de hotel.

O passe sanitário suíço ficará disponível em cerca de 5 dias no aplicativo COVID Certificate, disponível para Android e iOS. Ele possui validade de 270 dias a partir da data de recebimento da segunda dose da vacina contra a COVID-19 e pode se usado em outros países europeus.

Como a Coronavac não foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, em inglês), quem a tomou receberá um documento diferente com validade para 30 dias após a data de solicitação.

Ele será aceito somente na Suíça. Após o fim desse período, viajantes devem fazer teste de COVID-19 (PCR ou antígeno) e obter um resultado negativo para renovar o documento.

Via: Viagem e Turismo Abril.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…