Suíça deixa de exigir teste de COVID para turistas vacinados

A partir do dia 22 de janeiro, próximo sábado, viajantes brasileiros vacinados completamente contra a COVID-19 não vão precisar apresentar resultado negativo do teste RT-PCR ou antígeno para entrar na Suíça, somente o comprovante de vacinação.

Os seguintes imunizantes são aceitos no país: Pfizer, AstraZeneca, Moderna, Janssen, Coronavac, Sinopharm e Covaxin. Viajantes vacinados com a Janssen (a vacina de dose única) devem esperar 22 dias para viajar. Já quem se imunizou com os imunizantes restantes pode embarcar para a Suíça assim que receber a segunda dose. A última aplicação deve ter acontecido nos últimos 12 meses.

Menores de até 16 anos acompanhados pelos pais não precisam apresentar comprovante de vacinação. Já adolescentes de 16 a 18 anos devem fazer o teste RT-PCR em até 72 horas antes da viagem e apresentar um resultado negativo para poder embarcar.

Ressalta-se que menores não vacinados ainda não podem entrar no país sem a companhia dos pais.

Um lembre importante

Para entrar em estabelecimentos, como atrações turísticas, eventos em ambientes fechados e restaurantes, viajantes devem apresentar um passe sanitário suíço. É preciso fazer a solicitação do documento neste site e anexar as seguintes informações:

  • Justificativa de viagem à Suíça;
  • Local e período de hospedagem no país;
  • Comprovante de pagamento de uma taxa de CHF$ 30;
  • Comprovante de nacionalidade (cópia do passaporte, por exemplo);
  • Comprovante de vacinação do ConecteSUS; e
  • Comprovante da viagem à Suíça, como as passagens aéreas, passagem de trem ou reserva de hotel.

O passe sanitário suíço ficará disponível em cerca de 5 dias no aplicativo COVID Certificate, disponível para Android e iOS. Ele possui validade de 270 dias a partir da data de recebimento da segunda dose da vacina contra a COVID-19 e pode se usado em outros países europeus.

Como a Coronavac não foi aprovada pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, em inglês), quem a tomou receberá um documento diferente com validade para 30 dias após a data de solicitação.

Ele será aceito somente na Suíça. Após o fim desse período, viajantes devem fazer teste de COVID-19 (PCR ou antígeno) e obter um resultado negativo para renovar o documento.

Via: Viagem e Turismo Abril.

Leia também
Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…

Verão na praia! Azul anuncia três novos voos para a Bahia

A Azul anunciou o lançamento de três novas rotas para viajar pela Bahia durante a…

Novidade! Oktoberfest retorna à Campos do Jordão após três décadas com entrada gratuita

Novidade para o mês de outubro! Campos do Jordão terá a sua 12ª edição da…