Tempo de espera para emitir visto para os Estados Unidos chega a 511 dias

A fila para agendar uma entrevista para tirar o visto norte-americano de turismo ou negócios continua longa. Na última sexta-feira (20), o tempo de espera chegou a 511 dias. Viajantes que pretendem conhecer os Estados Unidos pela primeira vez, então, precisam se planejar para agendar hospedagem e adquirir passagens aéreas depois da emissão ou perto da data de emissão do visto.

O escritório em São Paulo registrou as filas mais longas do Brasil. Já em Brasília, o tempo de espera para emitir o documento de viagem pela primeira vez alcançou os 434 dias. No Rio de Janeiro, viajantes devem esperar 429 dias, enquanto no Recife, 361 dias, e em Porto Alegre, 301 dias.

Já para quem precisa renovar a permissão de entrada para os Estados Unidos, o tempo de espera nos respectivos municípios são:

  • São Paulo: 43 dias.
  • Brasília: 20 dias.
  • Rio de Janeiro: 20 dias.
  • Recife: 3 dias.
  • Porto Alegre: 22 dias.

Por que a espera é tão longa?

O tempo de espera para agendar entrevistas para tirar o visto norte-americano começou a aumentar em decorrência da pandemia de COVID-19. Durante os piores períodos da pandemia, as missões diplomáticas precisaram encerrar os seus serviços e os EUA deixou de emitir vistos de entrada não-emergenciais para estrangeiros.

O Departamento de Estado dos Estados Unidos afirmou, em nota, que aumentou o número de horas e dias de atendimento a viajantes para conseguir responder à demanda. O prazo de renovação do visto também ampliou para 48 meses. Outra mudança foi que viajantes que possuem um visto norte-americano vencido há menos de quatro meses não precisam fazer uma nova entrevista.

Como resultado dessas iniciativas, em novembro de 2022, a embaixada e os consulados dos EUA emitiram 66% mais vistos de turistas e negócios para viajantes brasileiros em comparação ao mesmo período durante o pré-pandemia. Aliás, as missões diplomáticas situadas no Brasil estão em segundo lugar entre os países que mais receberam solicitações de visto no mundo no ano passado.

Como viajantes devem proceder?

A embaixada e os consulados norte-americanos no Brasil afirmam que os números, apesar de intimidadores, são dinâmicos. Muitos turistas adiam a data das entrevistas, sem custo adicional, em razão de cancelamentos de outros solicitantes. Novos horários de atendimento também são abertos de modo ocasional, reduzindo o tempo de espera na fila.

Logo, solicitantes devem ficar atento ao status do seu processo de emissão de visto para os EUA, o qual pode ser checado nas plataformas das missões diplomáticas ou fazendo uma ligação.

Ao dar entrada no processo e pagar as taxas correspondentes, viajantes tem até 365 dias para agendar uma entrevista presencial. Ela não precisa, no entanto, ser realizada dentro de um ano. O pagamento permanecerá válido até a data de realização da entrevista.

Em casos emergenciais, como em caso de morte de parentes imediatos e tratamentos médicos, viajantes podem solicitar uma permissão de entrada emergencial. Nesses casos, é possível agendar a entrevista presencial para a data mais próxima disponível.

Via: Folha de São Paulo.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…