Timbó, no estado de Santa Catarina, foi reconhecida como a Capital Nacional do Cicloturismo pela Lei 14.659, sancionada na última quarta-feira (23).
A cidade por si só é uma opção interessante para conhecer Santa Catarina fora da rota tradicional de turismo no estado.
Timbó esbanja construções coloniais preservadas, gastronomia com forte influência alemã e atividades de turismo rural para quem gosta do ambiente tranquilo do campo. Dependendo da época do ano, é possível colher frutas frescas em propriedades agrícolas abertas ao público.
Cicloturismo em Timbó
O Circuito Vale Europeu de Cicloturismo é um percurso com mais de 300 quilômetros de extensão. Todo o trajeto é sinalizado, então viajantes e aventureiros não precisam temer se perder.
A rota completa contempla nove municípios, com início e fim em Timbó. São sete dias de intensas pedaladas entre montanhas, rios, colinas e cachoeiras escondidas entre à natureza.
Como os locais já estão acostumados com a chegada dos cicloturistas, possuem pontos de apoio onde disponibilizam informações sobre os trechos, serviços de reparo e aluguel de bicicletas.
O trajeto inclui estradas secundárias, caminhos rurais, trilhas e trechos urbanos. Ele foi cuidadosamente planejado para possibilitar o encontro de turistas com as atrações turísticas de cada destino, como casas de enxaimel (tradicional estilo arquitetônico germânico), igrejas, praças e monumentos.
Os municípios participantes do Circuito Vale Europeu de Cicloturismo são Timbó, Pomerode, Rodeio, Indaial, Apiúna, Ascurra, Rio dos Cedros, Benedito, Novo, Doutor Pedrinho e Botuverá.
Até então, mais de 2.500 ciclistas já concluíram o circuito. Quem não possui muita resistência física não precisa se preocupar! O circuito oferece níveis de dificuldade diferentes e, quem não tem muita experiência ou resistência, pode pedalar pelos trechos mais planos e menos desafiadores.
Via: Agência Senado.