Está de férias em Paris? A Torre Eiffel, ponto turístico símbolo do país, foi fechada temporariamente por conta de uma greve. Os turistas que planejavam visitar a Torre foram pegos de surpresa.
Greve na Torre Eiffel
A paralisação dos trabalhadores foi organizada por dois sindicatos – CGT e FO – para realizar uma denúncia acerca da atual gestão da Torre Eiffel.
Segundo eles, a empresa impõe um modelo de negócios insustentável. O principal acionista do modelo, a Câmara Municipal de Paris, também é alvo de críticas por apoiá-lo.
O sindicato CGT afirma que a atual gestão desvaloriza os orçamentos voltados para as obras de reparação e manutenção da estrutura da Torre Eiffel. Além disso, impõe uma sobrevalorização das receitas com base em uma meta nunca alcançada de lucro oriundo de 7,4 milhões de visitantes.
O monumento deve permanecer fechado até a próxima quarta-feira (21). É esperado que uma assembleia geral seja convocada para encontrar uma solução para as reivindicações dos trabalhadores.
Numa declaração conjunta, os sindicatos CGT e FO apelaram à cidade de Paris “para ser razoável nas suas exigências financeiras para garantir a sobrevivência do monumento e da empresa que o explora”. Essa já é a segunda greve em dois meses com o mesmo propósito, denunciando a falta de esforços para chegar a um consenso benéfico para todos.
Recomendações para viajantes
Viajantes devem conferir a possibilidade de visita no site oficial da Torre Eiffel, que atualmente conta com um aviso de greve.
Caso uma solução seja alcançada até a próxima quarta-feira, o monumento deve reabrir para a visitação. Caso não, pode permanecer fechado por mais tempo. Em todo caso, é recomendado que turistas verifiquem o site oficial antes da visita ao ponto turístico.
Via: Le Monde.