Trem de alta velocidade ligará Roma à Pompeia, destino histórico da Itália!
Um novo trem de alta velocidade vai conectar Roma, a capital italiana, e Pompeia, situada a 240 quilômetros da capital!
A intenção desta nova rota é facilitar o acesso de turistas e moradores a este importante patrimônio cultural do país, bem como impulsionar o crescimento econômico na região. Desse modo, viajantes podem deixar a capital após turistas pelos pontos turísticos e rapidamente chegar ao destino histórico.
Atualmente, a viagem de Roma para Pompeia dura cerca de duas horas, sendo necessário fazer uma conexão em Nápoles, a 22 quilômetros do destino final.
O último segmento da viagem é um trecho panorâmico ao longo do Mar Mediterrâneo. Entretanto, ele é feito em um trem local que faz múltiplas paradas, tornando o trajeto demorado para turistas.
A nova linha ferroviária resolverá esse problema: Pompeia será uma parada em uma linha de alta velocidade que conecta Sorrento, Nápoles e Roma. Logo, viajantes chegarão mais rápido ao local.
Para isso, será necessário construir uma nova estação de trem no destino de importância histórica e cultural. O projeto prevê um investimento de € 35 milhões e previsão de entrega da obra somente para 2024, segundo o ministro da Cultura italiana, Gennaro Sangiuliano.
Pompeia: destino histórico, cultural e arquitetônico da Itália
Pompeia é um enorme sítio arqueológico que preserva construções e monumentos de 79 a.C.
Foi lá que aconteceu a erupção do Monte Vesúvio, onde cerca de 16 mil cidadãos de Pompeia e Herculano morreram. A cidade permaneceu soterrada sob cinzas até o ano de 1748, quando foi reencontrada por operários que escavavam a região.
A chuva de cinzas preservou as estruturas e criou moldes dos corpos dos antigos moradores. Eles foram encontradas na mesma posição de quando foram vitimados pela erupção.
Hoje, Pompeia é um Patrimônio Mundial da UNESCO, assim como Herculano, que também é um sítio arqueológico, e a Torre Annunziata, uma pequena província de Nápoles.
Via: ARTnews.