Durante a alta temporada de inverno na Europa, viajantes poderão passear pelos alpes italianos e esquiar nas Montanhas Dolomitas, consideradas Patrimônio Natural pela UNESCO.
O passeio é possível graças ao trem noturno Espresso Cadore, o qual conecta Roma, a capital da Itália, aos alpes.
Até o dia 25 de fevereiro, o trajeto ferroviário possibilitará acesso fácil à estação de esqui Cortina d’Ampezzo, localizada na comuna Calalzo di Cadore. Com somente cerca de 2 mil habitantes, a cidadezinha é cercada por majestosas montanhas e lagos de coloração azul-esverdeada.
De lá, passageiros são transferidos de ônibus para a estação de esqui em uma viagem de aproximadamente 50 minutos. Cortina d’Ampezzo é, na verdade, uma pequena comuna a qual é considerada um grande resort de inverno, com alojamentos com vista para as montanhas nevadas durante o inverno.
Espresso Cadore
O Espresso Cadore parte de Roma às sextas-feiras às 21h40 , com chegada à Calalzo di Cadore às 07h57 de sábado. A viagem de volta é realizada aos domingos às 21h, com chegada prevista para às 06h40 de segunda-feira no Roma Termini.
O trens turísticos acomodam até 220 passageiros e dispõem cabines com beliches para quatro ou seis pessoas. Há, também, cabines com leitos mais confortáveis para um número reduzido de passageiros.
O trem dispõe, ainda, de uma vagão restaurante e bar para quem quer jantar a bordo. O acesso ocorre mediante pagamento de taxa extra.
As passagens de trem apresentam preços a partir de 160 euros por trecho (cerca de R$ 850 na cotação de hoje). O trajeto de ônibus pode ser adicionado na tarifa por 10 euros (cerca de R$ 50).
O Espresso Cadore é operado pela FS Treni Turistic Italiani, da Ferrovie dello Stato Italiane, a qual iniciou as suas operações no ano passado.
Via: LCA Viagens e Turismo.