Este post é dedicado para quem ama fazer trekking e não vê a hora de se aventurar por paisagens pouco desbravadas em 2021. Trilhas são partes indispensáveis do ecoturismo e proporcionam experiências desafiadoras para os viajantes aventureiros. Além de conhecer paisagens únicas de perto, fica aquela sensação gostosa de autorrealização por ter encarado o desafio!
Veja abaixo cinco trilhas para fazer em 2021.
1. Trilhas do Aparados da Serra (RS)
O Parque Nacional de Aparados da Serra possui modalidades de trilhas diversas, desde para quem não tem bom condicionamento físico até aqueles que já estão acostumados a fazer trekking. São elas:
- Vértice: trilha de planalto com 1 hora de duração.
- Cotovelo: trilha de planalto com 3 horas de duração.
- Rio do Boi: trilha que passa pelo interior do cânion Itaimbezinho com 6 horas de duração.
2. Trilha do Ouro (RJ – SP)
Além de conter paisagens cênicas, a Trilha do Ouro (50 km) é envolta em raízes históricas. Foi construída por índios para escoar o ouro que vinha de Minas Gerais no período colonial. Atualmente, é um atrativo turístico bastante popular. A trilha percorre toda a extensão da Serra da Bocaina, passando for fazendas e cachoeiras, em um trajeto que pode ser feito em três dias.
3. Trilhas dos Pico das Agulhas Negras e Prateleiras (RJ)
O Parque Nacional do Itaiaia é lar de formações rochosas impressionantes. O Pico das Agulhas Negras é o ponto mais alto do Rio de Janeiro, com aproximadamente 2.790 metros de altitude. A trilha conta com um percurso de 10 km (ida e volta) e é considerada de dificuldade moderada. Ao chegar no topo do Pico, você terá uma vista magnífica do Parque.
Já a trilha do Pico das Prateleiras, com cerca de 2.540 metros de altitude, é voltada para viajantes mais experientes. Possui 12 km (ida e volta) e alguns dos trechos passam entre rochedos e declives, além de exigirem o uso de cordas.
4. Trilha do Vale do Pati (BA)
O Parque Nacional da Chapada Da Diamantina é outro destino da natureza ideal para aventureiros em busca de desafios. As trilhas são de dificuldade média a difícil, sendo que algumas são feitas em seis dias de caminhada. A Trilha do Vale do Pati pode ser feita entre 2 a 5 dias, dependendo da disponibilidade e condicionamento físico do viajante. É possível pernoitar em casas de moradores ao longo da caminhada.
5. Trilha da Pedra do Sino (RJ)
Outra trilha que impressiona no Rio de Janeiro é a da Pedra do Sino (11 km), no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Além de trekking, é possível praticar rapel e montanhismo no local. Ao chegar à Pedra do Sino, ponto mais alto do Parque, viajantes podem montar acampamento e descansar cercados pela natureza. Este percurso é um tanto sinuoso, o que exige uma boa condição física.
Todavia, o Parque tem outras opções de trilhas mais fáceis, inclusive trajetos acessíveis para cadeirantes.