As empresas nacionais de turismo tiveram o melhor desempenho desde 2015, arrecadando, no total, R$ 112,4 bilhões. Os dados são de um levantamento produzido pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP).
Nos primeiros seis meses deste ano, o segmento de turismo faturou 14,9% a mais do que o mesmo período do ano passado. O crescimento demonstra uma forte recuperação do setor após os prejuízos sofridos com a pandemia de coronavírus.
Quem mais ajudou nesse rendimento foram as companhias aéreas. O setor de transporte aéreo apresentou um crescimento 22,9% maior do seu faturamento durante o primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano anterior.
Segundo a FecomercioSP, o aumento está relacionado ao atual cenário das viagens aéreas — de segurança e tranquilidade, diferente da constante incerteza enfrentada durante a pandemia.
Além disso, ainda que o preço das passagens não esteja tão barato quanto a maioria dos viajantes gostaria, elas sofreram uma redução neste ano. Essa diminuição também favoreceu as viagens aéreas.
Atrás das passagens aéreas, estão as empresas de locação de veículos, com faturamento 22,4% maior do que o de 2022, e os alojamentos, a qual inclui toda a rede hoteleira.
Em compensação, o segmento de viagens rodoviárias demonstrou uma queda de 4,9% do seu faturamento em seis meses, uma vez que as pessoas estão preferindo viajar de avião.
De acordo com as projeções da FecomercioSP, o crescimento do setor turístico deve continuar neste segundo semestre de 2023. E não apenas em razão das viagens de lazer! As viagens de negócios também contam.
Via: CNN Brasil.