Turismo LGBTQIA+: brasileiros relatam ter boas experiências em viagens, segundo pesquisa
Cerca de 85% dos brasileiros LGBTQIA+ possuem experiências positivas nas suas viagens. É o que revela uma extensa pesquisa conduzida pela Booking.com.
Os resultados foram compartilhados em junho, considerado o mês do orgulho LGBTQIA+ em razão do dia 28 de junho, data em que é celebrado o Dia do Orgulho LGBTQIA+.
A Booking.com entrevistou mais de 11 mil viajantes em 27 mercados turísticos distintos, incluindo o Brasil, para encontrar respostas a cerca do turismo LGBTQIA+.
Tendências, opiniões e necessidades do turismo LGBTQIA+
A pesquisa conduzida pela Booking.com revela que mais de três quartos dos entrevistados brasileiros (88%) se sentem mais confortáveis para viajar em razão da implementação de medidas inclusivas no turismo.
As principais preocupações dos viajantes LGBTQIA+ do Brasil ao escolher um lugar para viajar são, sem grandes surpresas, a segurança e o bem-estar (92%) dos viajantes.
Por isso, segundo os entrevistados, as notícias sobre atitudes, discriminação e violência contra pessoas que se identificam como LGBTQIA+ influenciam a escolha de destino.
Além disso, 38% dos brasileiros relataram o desejo de ter mais acesso a informações acerca do status da comunidade LGBTQIA+ do destino selecionado. O acesso às leis do local, sensibilidades religiosas e dicas de pontos turísticos seguros para visitar facilita a tomada de decisão.
Embora grande parte das pessoas tenha tido experiências legais durante suas viagens, 27% de brasileiros LGBTQIA+ contaram ter sido alvo de estereótipos em alguma viagem e 20%, que tiveram seu gênero ou pronomes assumidos incorretamente por terceiros.
Os destinos mais LGBTQIA-friendly para viajar
Os destinos recomendados pelos participantes da pesquisa para o público LGBTQIA+ são:
- Kyoto (Japão);
- Nice (França);
- Chiang Mai (Tailândia);
- Puerto Vallarta (México);
- Ghent (Bélgica);
- Las Vegas (EUA);
- Ottawa (Canadá);
- Amsterdã (Holanda); e
- Bariloche (Argentina).
Via: Mercado & Eventos.