Turismo regenerativo é tendência crescente entre viajantes e destinos lotados de turistas

Já ouviu falar em turismo regenerativo? Esta prática consiste em unir atividades turísticas e sustentabilidade, visando preservar o ecossistema do destino visitado. Os turistas são bem-vindos, mas devem respeitar as belezas naturais e o modo de vida dos moradores do destino.

Recentemente, o turismo regenerativo também incluiu a preocupação com o turismo de massa, que não é uma ameaça apenas ao meio ambiente, como também às estruturas urbanas.

Vários destinos europeus já expressaram essa preocupação e têm adotado medidas para conter o excesso de turistas. É o caso de Veneza, na Itália; Amsterdã, na Holanda; e Dubrovnik, na Croácia. Os turistas não inundam os pontos turísticos e as ruas da cidade, mas também perturbam o dia a dia dos moradores.

Uma quantidade excessiva de visitantes significa, ainda, mais produção de lixo no destino. Além disso, a indústria do turismo é responsável por 8% da emissão de gases do efeito estufa. Sendo assim, quanto mais viajantes se deslocam para longe, mais emissões são registradas.

Veneza.

O Brasil está na 54ª posição entre os países que adotaram práticas sustentáveis no turismo, segundo o Sustainable Travel Index, da Euromonitor.

Um exemplo é a Aliança Futuri, composta por destinos localizados no Sul da Bahia, como Porto Seguro, Santa Cruz Cabrália e Caraíva. O projeto promove a conservação e a recuperação do meio ambiente, preservação de costumes locais e convivência harmônica com as comunidades quilombolas e indígenas da região.

A criação de roteiros sustentáveis, voltados para a promoção da cultura local e valorização da natureza, também é uma das práticas da organização.

Caraíva – Foto: caraiva.com.br.

Com a tendência dos destinos europeus de reduzir a entrada de turistas, um maior interesse pelo território nacional pode despertar. Embora a circulação de viajantes movimente a economia local, é preciso estar sempre consciente da preservação do meio ambiente e estruturas urbanas.

Via: Veja.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile