Turistas precisam pagar novo valor da taxa de preservação ambiental do Morro de São Paulo; saiba mais!

Turistas vão precisar pagar um pouco mais para visitar o paradisíaco arquipélago Morro de São Paulo, no sul da Bahia. A partir de 1º de outubro, todo visitante deverá pagar R$ 30 para acessar o destino.

A Câmara Municipal de Cairu aprovou o aumento da Tarifa por Uso do Patrimônio do Arquipélago (TUPA), popularmente conhecida como taxa de preservação ambiental, nesta semana. A taxa foi implementada em 2019 e, até então, turistas pagavam R$ 20 para entrar no Morro de São Paulo.

O aumento da TUPA acontece em decorrência do aumento das despesas com a manutenção e a preservação das áreas do arquipélago, como os terminais hidroviários, monumentos históricos, espaços públicos, vias de acesso, praias e biomas. Além disso, do valor arrecadado com a taxa, 50% serão destinados para o manejo, transbordo, transporte, triagem e compostagem até o destino final dos resíduos sólidos das ilhas.

Como pagar a taxa do Morro de São Paulo?

Cada turista deve pagar a TUPA uma única vez pelo período de permanência no Morro de São Paulo. Crianças menores de cinco anos e pessoas com mais de 60 anos estão isentas da cobrança. Desde 2021, o pagamento pode ser feito através do aplicativo Cairu TUPA, possibilitando que o turista efetue o pagamento antes de chegar na ilha.

A taxa tem validade por 30 dias. Após esse período, é preciso realizar um novo pagamento. Outra informação importante para turistas é que, ao sair do Morro de São Paulo e retornar, é possível utilizar o voucher do check-in no arquipélago para não realizar um novo pagamento. Esse documento tem validade de sete dias.

Para saber mais sobre a taxa de preservação ambiental do destino e o aplicativo Cairu TUPA, acesse o site oficial.

Via: G1.

Leia também
Comissão aprova permissão para hotéis reduzirem a primeira diária em até três horas

A Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que reduz em até…

Azul e GOL anunciam fusão para criar gigante da aviação brasileira

A Azul e a GOL anunciaram acordo de fusão das companhias aéreas na última quarta-feira…

Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…