Turistas estrangeiros poderão tomar vacina contra a COVID-19 em Cuba, segundo o diretor do Instituto Finlay de Vacinas, situado em Havana, Vicente Vérez. A vacina em questão seria a Soberana 2, a qual está em fase avançada de pesquisa na instituição.
- Veja também: 123 milhas é confiável? É seguro? Como funciona?
Os testes clínicos desta vacina estão previstos para iniciar em 1º de março. Ela não será aplicada somente em cidadãos cubanos. Todos os turistas que quiserem visitar Cuba também poderão ser imunizados assim que a vacina estiver regularizada.
O país espera produzir 100 milhões de doses da Soberana 2 ainda este ano e exportar uma quantidade para outros países, como Vietnã, Irã, Venezuela e Irã. Além disso, Cuba pretende vacinar toda a sua população, composta por 11,3 milhões de pessoas, até o fim de 2021.
Vérez reafirmou a notícia em entrevista ao canal venezuelano TelesurTV.
#ENVIDEO | Al menos 100 millones de vacunas contra la Covid-19, #Soberana02, tiene planeado producir #Cuba para este 2021 pic.twitter.com/6Ts1ybN3nL
— teleSUR TV (@teleSURtv) January 23, 2021
Os resultados dos testes clínicos da Soberana 2 serão divulgados em 22 de abril. Outros três imunizantes – Soberana 1, Abdala e Mambisa – também estão em fase avançada de pesquisa no Instituto Finlay.
Até o imunizante ficar pronto, turistas que desejarem visitar Cuba precisarão ficar em quarentena por vários dias. A estadia deve ser custeada pelos próprios viajantes até receberem o resultado do teste RT-PCR. De acordo com as diretrizes sanitárias seguidas no país, o teste para identificar o coronavírus só é feito no 5º dia em território cubano.
Até então, Cuba registrou 29.529 casos de COVID-19.
Via: Gazeta do Povo.