Ubatuba, destino de praia de São Paulo, quer ter o título de “menor praia do mundo”, certificado pelo Guinness Book. A praia em questão se encontra a 18 km do continente, na Ilha da Selinha, também conhecida como Ilha Rachada.
O segundo nome é, na verdade, um apelido que nasceu em razão da fenda existente entre duas formações rochosas. É esta pequenina fenda que Ubatuba quer registrar como a menor praia do mundo, uma vez que conta com um trecho de areia até a praia regular.
- Confira ainda! Pacotes Réveillon 2024 CVC: 5 destinos para a virada de ano
O estreito trecho, observado de frente, possui somente 4,30 metros de extensão e segue até o lado oposto da ilha. São cerca de 15 metros de areia entre os paredões rochosos.
A Ilha Rachada não recebe turistas. Por ser apenas um ilhote, viajantes não podem desembarcar na ilha por razões de segurança. A única maneira de ter um vislumbre do local é através de passeios de lancha, que param a uma distância segura para que sejam tiradas fotos da ilha.
Ainda assim, praticantes de esportes aquáticos, como stand-up paddle, e proprietários de embarcações conseguem ir até a Ilha Rachada e desembarcar.
O barco deve atracar a uma distância segura das rochas que circundam a areia e, para chegar em terra firme, os visitantes devem nadar até o ilhote. Somente é possível desembarcar na ilha por conta própria quando o mar está calmo. Essa prática não é recomendada pelo destino.
Menor praia do mundo
O título de menor praia do mundo hoje é da Praia de Gulpiyuri, localizada nas Astúrias, na Espanha. Ela possui 40 metros de extensão. Em Penha, no estado de Santa Catarina, a Praia da Paciência tem apenas 20 metros, mas ela não é reconhecida pelo Guinness Book.
Atualmente, a prefeitura de Ubatuba trabalha nos pareceres jurídicos e documentação necessária para dar entrada no pedido de reconhecimento do atrativo turístico pelo Guinness Book. A ideia é passar a promover o ponto turístico visual como “a menor praia do Brasil” ou “a menor praia do mundo”.
Via: UOL.