Uma das 20 praias que mais devem encolher até 2100 é brasileira
Morro Branco é uma praia de falésias avermelhadas localizada em Beberibe, no estado de Ceará. Segundo a plataforma de acomodações Hawaiian Islands, ela está entre as 20 praias que se encurtarão no mundo até 2100.
No mês de junho, a plataforma realizou a sua análise com base em um estudo do Centro Conjunto de Pesquisa da Comissão Europeia.
A Hawaiian Islands usou os parâmetros dos pesquisadores para calcular o percentual de encurtamento das faixas de areia das praias com as maiores avaliações de cada país no TripAdvisor. Em seguida, compararam os achados para montar o ranking.
- Confira ainda! Pacotes Réveillon 2024 CVC: 5 destinos para a virada de ano
A Praia de Morro Branco, a qual é bastante popular por conta da sua beleza única, se encontra na 14ª posição da lista global, com previsão de encolhimento de 224,6 metros até 2100. E ela não é a única praia brasileira avaliada pela Hawaiin Islands!
No ranking da América do Sul, algumas praias brasileiras fizeram uma aparição. A Praia de Carneiros, em Pernambuco, pode encolher cerca de 166,4 metros, enquanto a Praia de Porto de Galinhas, também no estado de Pernambuco, pode registrar um encurtamento de 146,1 metros.
O estado tem, ainda, mais uma praia na lista de encolhimento: a Praia de Muro Alto, em Ipojuca, com 132, metros que devem ser engolidos pelo mar.
A Praia de Ponta Negra, em Natal, no estado de Rio Grande do Norte, também está suscetível a um encolhimento considerável nos próximos 77 anos: 141,5 metros.
Por que as praias encolhem?
As alterações no litoral brasileiro podem ser explicadas por uma série de motivos: as mudanças climáticas que estão cada vez mais constantes e intensas e a erosão natural e artificial, a qual resulta da ação do homem, como excesso de construções à beira-mar.