Vacina da Johnson & Johnson possui eficácia global de 66% de proteção

A vacina da Johnson & Johnson, multinacional americana, apresentou eficácia global de 66% contra casos moderados e graves de COVID-19. A notícia foi repassada pela própria empresa nesta sexta-feira (29).

A vacina de dose única atualmente se encontra na terceira fase de testes nos Estados Unidos.

Ela se demonstrou eficaz contra casos moderados e graves 28 dias após a vacinação dos participantes dos testes. O início da proteção do imunizante já foi notado no 14º dia, segundo comunicado da Johnson & Johnson.

Os resultados foram analisados em pessoas de todas as faixas etárias e de diferentes nacionalidades. Ainda segundo a empresa, na América Latina, a vacina terá um nível de proteção de 57%.

Próximo passo para a vacina

Agora a Johnson & Johnson precisa conseguir a autorização de uso emergencial nos Estados Unidos. A empresa recorrerá ao órgão FDA, equivalente à Anvisa, durante a próxima semana.

Embora tenha menor eficácia que as vacinas da Pfizer e da Moderna, ambas utilizadas nos EUA para vacinar os profissionais de saúde e indivíduos no grupo de risco, também apresenta vantagens. É o que diz o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas americano, Anthony Fauci.

Segundo ele, a vacina da Johnson & Johnson é mais barata e é uma dose única. Além disso, o imunizante pode ser mantido em temperaturas entre 2ºC e 8ºC por até três meses.

O que é eficácia global?

Os cientistas analisam uma série de fatores antes de desenvolver um imunizante, como o nível de transmissão do vírus, a quantidade de pessoas infectadas e a capacidade de prevenir sintomas.

A eficácia global é o determinante do potencial de uma vacina de reduzir os riscos de alguém desenvolver uma doença. Neste caso, a COVID-19. Ou seja, a vacina da Johnson & Johnson reduz em 66% a probabilidade de alguém ter COVID-19.

Via: CNN e Isto É.

Leia também
Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Cataratas do Iguaçu batem recorde histórico e superam 2 milhões de turistas em 2025

As Cataratas do Iguaçu encerraram 2025 com mais de 2 milhões de visitantes, o maior…