Quem está viajando por aeroportos situados em cidades brasileiras pode ter notado uma diferença significativa no valor das passagens aéreas. Isso porque os preços dos bilhetes subiram cerca de 57% em 12 meses, segundo o IBGE. Esta é considerada a maior alta desde 2012.
- Veja também: Pacote Paris 2023 a partir de R$ 2.799 por pessoa!
Por que o valor das passagens aéreas aumenta?
Um dos maiores influenciadores nos preços das passagens aéreas é o querosene de aviação. Quanto mais despesas as companhias têm com o combustível, mais caras se tornam as passagens.
Segundo a Associação das Empresas Aéreas, o valor do combustível aumentou 91,7% no segundo trimestre de 2021 em comparação ao mesmo período do ano passado.
- Confira ainda: Pacote Orlando 2023 e 2024 a partir de R$ 2.399 por pessoa!
Além disso, com a pandemia de COVID-19, o número de passageiros caiu drasticamente por muitos meses, resultando em prejuízos financeiros milionários às companhias. Como as aéreas não conseguiram ter o mesmo lucro do período antes da pandemia, precisaram encarecer serviços aéreos para compensar.
No mês de setembro, a média de voos domésticos alcançou somente 75% do que era registrado antes da pandemia. Ainda levará alguns meses para as empresas se reerguerem e chegarem a marca de 100% de voos operados no período pré-pandemia.
Outro fator de significância é a alta do dólar, a qual consequentemente aumenta os custos operacionais das companhias aéreas. Muitos dos contratos e serviços adquiridos por essas empresas são em dólar.
O que os viajantes podem fazer?
Tudo indica que os valores das passagens aéreas não vão reduzir tão cedo. Então, os viajantes precisam se programar para corresponder a essa nova situação se quiserem viajar nos próximos meses.
Para tentar reduzir os custos de suas viagens tanto para destinos nacionais quanto para internacionais, viajantes precisam se planejar com muita antecedência. Ficar de olho em promoções de passagens aéreas, hospedagem, alugueis de veículos e pacotes de viagem também é uma boa ideia para encontrar os melhores preços.
Quem costuma viajar em grupos grandes, como famílias de seis pessoas ou mais, pode aproveitar, ainda, as promoções relâmpagos que acontecem de madrugada.
Pesquisar bastante sobre as opções de destinos, acomodações e meios de transportes condizentes com o seu orçamento é igualmente essencial para montar um bom planejamento de viagem. E esses são apenas os itens básicos! Também é preciso considerar a quantidade de dinheiro para gastar no destino com alimentação, turismo, souvenires e emergências.
Sendo assim, talvez seja mais vantajoso para a sua situação como viajante optar por um destino mais perto de onde você mora ou marcar as férias do trabalho durante a baixa temporada, quando os valores são mais amigáveis ao bolso dos consumidores.
Via: G1.