Vassouras (RJ) estuda maneiras de impulsionar destino histórico no turismo nacional
Vassouras, cidadezinha de quase 40 mil habitantes do estado do Rio de Janeiro, vai promover a 1ª edição da Semana do Patrimônio nesta semana.
Através do diálogo com a sociedade civil, acadêmica e profissionais de vários setores, o evento visa explorar outros ângulos acerca dos patrimônios do município, como patrimônio mundial, arqueológico, documental, arquivístico e imaterial.
Dessa forma, poderão ser pensadas outras maneiras de projetar o destino do interior do Rio de Janeiro para viajantes.
Vassouras é um destino de casarões e monumentos históricos, como igrejas barrocas, prédios coloniais e praças públicas. As ruas de paralelepípedos cobertas pelas sombras das árvores que as circundam dão um charme extra à cidadezinha.
O seu Centro Histórico, o qual é protegido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), conserva construções do século XIX, resultado do crescimento econômico proporcionado pelas plantações de café da região.
Na rua Barão de Vassouras, viajantes encontram a estação ferroviária, a Câmara Municipal, o Paço Municipal, a Praça Barão de Campo Belo e outros pontos turísticos que podem ser visitados com uma simples caminhada.
A Matriz de Nossa Senhora da Conceição é, sem dúvidas, um dos atrativos mais importantes do local.
A cidadezinha está localizada a 121 km da cidade do Rio de Janeiro. Quem gosta de explorar destinos históricos ou do interior, longe da rota tradicional de turismo, se deliciará com a história e cultura de Vassouras.