Veneza exigirá taxa turística para visitantes de um dia
Agora é certo: Veneza, na Itália, começará a exigir uma taxa de turistas que visitam o destino em um único dia a partir de 2024. A medida foi aprovada no começo desta semana pela Câmara Municipal.
A taxa de cinco euros (cerca de R$ 26,41 na cotação de hoje) é uma maneira que o destino encontrou de barrar a entrada de multidões de turistas.
Atualmente, as excursões de um dia inundam as ruas, canais e pontos turísticos de Veneza e não trazem retorno para o local, visto que os viajantes ficam por pouco tempo no destino.
A superlotação em decorrência dessa prática perturba o dia a dia dos moradores, que não conseguem aproveitar as dependências da própria cidade.
A cidade italiana não é tão grande. Possui apenas 260 mil habitantes e a tendência é que essa população diminuía com o passar dos anos, assim como acontece em várias cidades europeias. E, ao ano, Veneza recebe 20 milhões de turistas e somente 3 milhões pernoitam na cidade.
Em julho deste ano, a UNESCO, agência da ONU voltada para a educação, ciência e cultura, chegou a recomendar a inclusão da cidade na lista de “patrimônios mundiais em perigo”.
Isso porque a superlotação de turistas apresenta riscos para a integridade dos patrimônios culturais de Veneza e o meio ambiente, visto que é impossível controlar a atuação de tantos turistas ao mesmo tempo no destino. Alguns deles tinham condutas inadequadas, como jogar lixo no chão e fazer piqueniques na frente de pontos turísticos.
B
Taxa de visitação de Veneza
A partir de 2024, viajantes poderão pagar a taxa turística pela internet. Ela deverá ser implantada somente nos períodos de maior movimentação do turismo no destino, como na primavera e no verão europeus. O calendário oficial será futuramente divulgado pelo governo local para os viajantes.
Via: O Globo.