Veneza exigirá taxa turística para visitantes de um dia

Agora é certo: Veneza, na Itália, começará a exigir uma taxa de turistas que visitam o destino em um único dia a partir de 2024. A medida foi aprovada no começo desta semana pela Câmara Municipal.

A taxa de cinco euros (cerca de R$ 26,41 na cotação de hoje) é uma maneira que o destino encontrou de barrar a entrada de multidões de turistas.

Atualmente, as excursões de um dia inundam as ruas, canais e pontos turísticos de Veneza e não trazem retorno para o local, visto que os viajantes ficam por pouco tempo no destino.

A superlotação em decorrência dessa prática perturba o dia a dia dos moradores, que não conseguem aproveitar as dependências da própria cidade.

A cidade italiana não é tão grande. Possui apenas 260 mil habitantes e a tendência é que essa população diminuía com o passar dos anos, assim como acontece em várias cidades europeias. E, ao ano, Veneza recebe 20 milhões de turistas e somente 3 milhões pernoitam na cidade.

Em julho deste ano, a UNESCO, agência da ONU voltada para a educação, ciência e cultura, chegou a recomendar a inclusão da cidade na lista de “patrimônios mundiais em perigo”.

Isso porque a superlotação de turistas apresenta riscos para a integridade dos patrimônios culturais de Veneza e o meio ambiente, visto que é impossível controlar a atuação de tantos turistas ao mesmo tempo no destino. Alguns deles tinham condutas inadequadas, como jogar lixo no chão e fazer piqueniques na frente de pontos turísticos.

Ponte lotada de turistas em Veneza.

B

Taxa de visitação de Veneza

A partir de 2024, viajantes poderão pagar a taxa turística pela internet. Ela deverá ser implantada somente nos períodos de maior movimentação do turismo no destino, como na primavera e no verão europeus. O calendário oficial será futuramente divulgado pelo governo local para os viajantes.

Via: O Globo.

Leia também
Lei Joca: câmara aprova projeto que permite transporte de pets na cabine do avião

Em breve, se tudo correr bem, pets de todos os portes poderão ser transportados na…

Beto Carrero World dá cortesia para quem fizer doações para o Rio Grande do Sul

O Beto Carrero World iniciou uma campanha solidária de arrecadação de donativos para ajudar as…

Azul cria fundo social humanitário para ajudar as vítimas das enchentes no RS

A Azul criou, em parceria com a Associação Voar, Fundo Social Humanitário para ajudar as…