O famoso destino de canais e gôndolas da Itália, Veneza, pode entrar na lista de ‘patrimônios mundiais em perigo’ da UNESCO. Esta não é a primeira vez que a agência da Organização das Nações Unidas (ONU) demonstra preocupação acerca do estado da cidade italiana.
A proposta será avaliada no próximo Comitê do Patrimônio Mundial, que acontece em Riade, na Arábia Saudita, entre 10 e 25 de setembro.
Um relatório elaborado por especialistas e peritos do Icomos (Conselho Internacional dos Monumentos e Sítios) justifica a inclusão de Veneza ao destacar a falta de políticas e técnicas voltadas para o combate do turismo excessivo no destino.
O grande volume de viajantes, somado às mudanças climáticas, apresenta uma série de riscos à cidade. Nos últimos anos, Veneza tem trabalhado para combater a chegada incessante de turistas que, normalmente, chegam aos momentos em ônibus de turismo e excursões, passam o dia e vão embora.
Em 2021, Veneza estava perto de ser considerada um patrimônio mundial em perigo. Entretanto, com a redução momentânea do turismo em razão da pandemia de coronavírus, o destino foi ‘salvo’ por um tempo.
Naquela época, a cidade também tomou algumas medidas para evitar a inclusão na lista da Unesco, como proibir a entrada de cruzeiros no centro histórico de Veneza. Outra medida adotada foi um sistema para proteger a laguna do destino das marés altas do Mar Atlântico.
Entretanto, segundo a Unesco, as medidas não geraram progressos significativos. A agência da ONU espera que a Itália adote uma estratégia de longo prazo para “evitar a alteração e a perda da autenticidade histórica da cidade”.
Via: O Globo.