Viagens rápidas e de curta distância são as preferidas dos viajantes para 2023, segundo estudo

Um novo perfil de viajante surgiu após a pandemia de coronavírus, segundo um estudo encomendado pelo Google e divulgado no evento Think Travel, realizado na sede da empresa em São Paulo. Novas preferências de viagem para este ano também foram descobertas, ditando o rumo do turismo nacional.

O estudo analisou as tendências para essa nova fase do turismo, que começou após a suspensão de todas as restrições de viagem implementadas durante a pandemia de COVID-19 e o qual continua em transformação.

Para analisar as tendências de viagem para 2023, foram ouvidos mil brasileiros com idade a partir de 18 anos que possuem o costume de viajar ou que pretendem viajar neste ano. Outra fonte de coleta de dados foram as buscas realizadas por viajantes brasileiros na plataforma do Google Brasil.

Novo perfil de viajante

As classes C, D e E foram as que mais ajudaram o setor do turismo nacional reaquecer após a pandemia. A cada cinco novos viajantes, quatro, ou 82% dos viajantes, pertencem a um desses grupos socioeconômicos.

Preferências de viagens

O viajante brasileiro tem preferido viagens curtas. Sendo assim, a procura por deslocamento por terra (ônibus e carro) aumentou significativamente. Dados do Google evidenciaram que, em comparação com 2019, houve um aumento de 26% nas buscas por viagens de ônibus, enquanto os aluguéis de carro aumentaram em 44%.

A maior preocupação passou a ser a qualidade da hospedagem. Ao economizar nas passagens, viajantes conseguem gastar mais para pernoitar em uma acomodação mais confortável. O estudo evidencia essa tendência nas hospedagens mais buscadas pelos viajantes: hotéis fazenda e resorts.

As viagens de três dias tiveram um aumento de 130% durante os primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. E os trajetos mais procurados pelos viajantes têm até 250 KM.

Ainda que os viajantes brasileiros estejam mais interessados em viagens terrestres, as buscas por passagens aéreas estão bem perto de alcançar os mesmos índices do período anterior à pandemia.

Já em relação aos destinos mais procurados, o interesse do viajante brasileiro parece ser o mesmo de sempre: pelas belas paisagens da região Nordeste. Cidades aclamadas por suas atrações de ecoturismo também são do interesse dos viajantes para este ano. Países da Europa, Ásia, África e Oceania também são objeto de interesse, ainda que em menor escala.

Via: CNN Brasil.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…