O Brasil voltará a exigir vistos para viajantes com passaportes da Austrália, Canadá e Estados Unidos a partir do dia 10 de janeiro de 2024. A confirmação da medida foi feita em comunicado oficial do Ministério das Relações Exteriores.
Em 2019, cidadãos com passaportes desses países, incluindo o Japão, receberam isenção da necessidade de visto para entrar no país do ex-presidente Jair Bolsonaro. Entretanto, a isenção de autorização de entrada não estava em conformidade com o acordo de reciprocidade, prática comum entre países. Por isso, a imposição do visto será reestabelecida.
Na época, a justificativa utilizada para implementar a isenção de vistos era de que encorajaria turistas australianos, canadenses, norte-americanos e japoneses a visitarem o país. Mas dados levantados pelo Ministério das Relações Exteriores indicaram que a medida não trouxe um impacto significativo ao setor de turismo.
Os viajantes dos três países já teriam que apresentar visto de turismo para entrar no Brasil a partir de 1º de outubro deste ano. Segundo o Ministério, a prorrogação foi necessária para ajustar a licitação da contratação de serviços para emissão de vistos eletrônicos.
Cidadãos com passaporte japonês continuam a ter isenção de visto de turismo para visitar o Brasil em razão da parceria firmada entre os países no primeiro semestre de 2023. O primeiro-ministro do Japão concordou em retirar a imposição de visto de turista para viajantes brasileiros para fazer jus ao acordo de reciprocidade.
A partir das 00h00 do dia 30 de setembro de 2023, de acordo com a Embaixada do Japão, viajantes brasileiros não precisarão mais de visto para entrar no Japão e permanecer no país por até 90 dias.
Via: Folha de São Paulo.