Viajantes deverão solicitar autorização de viagem para o Reino Unido a partir de 2024

O Reino Unido começará a exigir a nova autorização eletrônica de viagem de viajantes estrangeiros ao longo de 2024: o Electronic Travel Authorisation (ETA).

Para passageiros do Catar, a medida passará a valer em 15 de novembro de 2023. A partir de 22 de fevereiro de 2024, viajantes dos seguintes países deverão apresentar o documento: Bahrein, Jordânia, Kwait, Omã, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

O ETA não é um visto, segundo o governo do Reino Unido, mas terá uma função bem semelhante: conceder autorização de entrada no país aos viajantes estrangeiros. Ele será exigido de viajantes que não precisam de visto de turismo para entrar no Reino Unido, como é o caso dos brasileiros.

Atualmente, viajantes brasileiros podem permanecer no território do Reino Unido, que inclui Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales, por até 180 dias sem necessidade de visto.

Como emitir o ETA?

Para emitir o documento eletrônico, viajantes deverão pagar um valor de £ 10 (cerca de R$ 52 na cotação de hoje). Será possível solicitá-lo pelo site do governo e um aplicativo próprio para o ETA.

As autoridades britânicas ainda não informaram os dados exatos que os viajantes precisarão apresentar para emitir o ETA.

Mas, acredita-se que serão os mesmos exigidos de viajantes que não precisam de visto:

  • Período de permanência no país;
  • Local de hospedagem;
  • Motivo da viagem; e
  • Seguros de vida e saúde.

Qual é a validade do ETA?

O tempo de processamento do documento deverá ser de até três dias úteis. Ele terá validade de dois anos.

O ETA será automaticamente vinculado ao passaporte do viajante. Então, as autoridades conseguirão acessá-lo no banco de dados do governo com agilidade. Em caso de vencimento de passaporte antes do fim do prazo de dois anos, viajantes deverão pedir um novo ETA.

Quem não precisa solicitar o ETA?

Quem tem passaporte britânico ou irlandês, permissão para trabalhar ou estudar no Reino Unido, ou qualquer tipo de visto para entrar no Reino Unido não precisarão emitir a autorização eletrônico de viagem.

Brasileiros que residem na Irlanda e entrarem no Reino Unido pela Irlanda, Guernsey, Jersy e Isle of Man também não vão precisar solicitar o ETA.

Via: Metrópoles.

Leia também
Única brasileira: Paraty é destaque na lista da Forbes das vilas mais belas do mundo

Paraty conquista destaque global A charmosa cidade de Paraty (RJ) foi reconhecida pela revista Forbes…

Governo aprova crédito bilionário do BNDES para que companhias aéreas comprem aviões da Embraer

O governo federal aprovou uma nova linha de crédito bilionária do BNDES para financiar a…

LATAM lança novas rotas nacionais com voos diretos para Foz do Iguaçu, Natal, Ilhéus e São Luís

A LATAM Airlines Brasil anunciou quatro novas rotas domésticas diretas que ampliam a conectividade no…

Sair da versão mobile