Viajantes vacinados podem entrar em Portugal sem apresentar teste negativo de COVID
Viajantes brasileiros totalmente imunizados contra a COVID-19 já podem entrar em Portugal sem apresentar teste negativo, segundo o Agora Europa. A informação foi confirmada à plataforma pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) do Ministério da Administração Interna de Portugal.
Como o Brasil passou a aceitar o certificado de vacinação da União Europeia (UE), o país europeu decidiu liberar a entrada de brasileiros sem exame negativo.
O que é necessário para viajar à Portugal?
A partir de agora, viajantes vacinados só precisam apresentar um comprovante de vacinação para ingressar em Portugal.
O documento precisa conter o nome completo da pessoa vacinada, a data de nascimento, o nome da vacina aplicada, o número de doses e o dia da imunização. É, ainda, necessário que o nome do país e a entidade emissora do documento esteja evidente no comprovante. Portugal aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil.
Outro documento aceito para dispensar o teste negativo de COVID-19 é o certificado de recuperação. Nele, é preciso constar as informações de identificação do viajante, país e data do diagnóstico, e entidade emissora do certificado, além da validade do documento.
Para viajantes não vacinados ou não recuperados da doença, a obrigatoriedade do teste negativo permanece. O teste de antígeno precisa ter sido realizado nas últimas 24 horas antes do embarque enquanto o RT-PCR, nas últimas 72 horas.
Atenção especial às companhias aéreas
A TAP, uma das maiores companhias aéreas do país, já está seguindo a nova medida, embora não haja uma decisão da UE ou nota oficial declarando a reciprocidade. Entretanto, o Agora Europa entrou em contato com algumas companhias aéreas brasileiras e não obteve a mesma resposta.
A Azul orientou viajantes a utilizarem a plataforma de simulação de viagem para verificar a necessidade do teste ou não. A LATAM, por outro lado, não retornou o contato da plataforma. Então, viajantes precisam verificar se as companhias aéreas estão seguindo a nova medida para não encontrar imprevistos em seus voos.
Via: Agora Europa.