Viajar é importante para o desenvolvimento de crianças, segundo especialistas em educação
Viajar com crianças é um desafio para muitos pais, mas também é uma experiência gratificante tanto para os adultos quanto para os pequenos. Os benefícios de deixar a sua zona de conforto e conhecer novos lugares são variados para adultos e crianças.
Para os pequenos, em especial, é uma oportunidade para desenvolver as capacidades de adaptação e expandir a visão de mundo. É o que diz um artigo da Travel + Leisure.
Como as viagens beneficiam as crianças?
Segundo o especialista global em educação do Bank Street College, Dr. Robin Hancock, viajar tem o potencial de ensinar as crianças sobre as semelhanças entre os seres humanos. Dessa forma, elas aprendem que podem encontrar pontos em comum com pessoas que residem em locais diferentes.
Elas, ainda, começam logo cedo a desenvolver habilidades sociais para construir relacionamentos significativos. “Temos o potencial de criar uma geração que saberá como viver e conviver entre si”, afirmou ele.
Educar as crianças sobre a importância de seus papeis como cidadãos globais enquanto ainda são pequenas garante que manterão essa mentalidade na vida adulta. Os hábitos ou tradições aprendidas na infância se tornam a base da visão de mundo das pessoas para o restante da vida.
Embora as crianças não se lembrem nitidamente dos acontecimentos da viagem, porém, as aventuras vividas na infância irão impactar o seu desenvolvimento. O desenvolvimento do cérebro ocorre nos primeiros cinco anos da vida de uma criança, com destaque para os três primeiros anos.
Sendo assim, é importante viajar com crianças, sejam pequenas ou mais velhas.
“Isso os torna mais abertos para experimentar coisas novas [e] menos cautelosos com pessoas e cenários que não são familiares para eles”, afirma a professora de Ciências da Comunicação da Universidade de Columbia, Erika Levy. “Isso inevitavelmente tornará as crianças mais abertas e eliminará o preconceito”.