Viajar melhor: projeto propõe reorganização de rotas aéreas para otimizar operações

Um projeto do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) para otimizar trajetos de voo foi implementado nesta semana.

O projeto propõe a reorganização da rede de rotas aéreas fixas, levando em consideração a demanda projetada para os próximos 10 anos. A medida é voltada para o espaço aéreo monitorado pelos centros de controle de Brasília (FIR-BS) e Recife (FIR-RE).

No total, 125 aerovias passarão por modificações. Além disso, 213 procedimentos de chegada (STAR) e de saída (SID) serão redesenhados em oito áreas de controle terminal (TMA). A intenção é reduzir a espera para adentrar aeroportos bem movimentados, como Guarulhos e Congonhas, em São Paulo; Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro; e Brasília.

O projeto do DECEA foi desenvolvido e coordenado por diversos órgãos e setores do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro (SISCEAB).

As companhias aéreas também participaram da elaboração das propostas, principalmente àquelas referentes a redução no consumo de combustível e emissões de CO₂ na atmosfera. As novas rotas devem reduzir cerca de 440 toneladas de querosene de aviação (QAV) e emissões de 1.340 toneladas de gás carbônico na atmosfera.

Entre os demais objetivos do projeto estão melhorar a gestão do tráfego aéreo por meio da criação de um ambiente mais sustentável; proporcionar uma carga de trabalho mais igualitária nos centros de controle de tráfego aéreo; e otimizar a eficiência das operações aéreas.

Via: Aeromagazine.

Leia também
Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…

Azul confirma voos diretos para Bariloche e Mendoza no inverno de 2026

Quem pretende viajar para a Argentina durante o inverno de 2026 terá mais opções de…