Vídeo: turista danifica estátua de 200 anos em museu italiano após tirar selfie

A estátua de mais de 200 anos de Paolina Bonaparte, criada pelo escultor Antonio Canova (1757-1822), foi danificada por um turista austríaco. Ela está exposta no Museu Gipsoteca, em Possagno, na Itália.

Câmeras de vigilância flagraram o momento que o homem sentou em sua base para tirar uma foto. O movimentou quebrou três dedos do pé direito da estátua. Após perceber o ocorrido, o homem ficou sem reação por um momento, mas acabou dando continuidade ao passeio sem informar os funcionários sobre o dano.

Os especialistas do museu ainda precisam averiguar se foram feitos mais danos à obra. A polícia informou à CNN que ele estava com um grupo de oito turistas austríacos quando decidiu se separar do grupo para tirar a selfie.

Devido à pandemia, todos tiveram de deixar informações pessoais para serem contatos em caso de contágio da COVID-19 no museu ou em suas proximidades. Assim, as autoridades conseguiram identificá-lo.

A estátua danificada é o modelo original de gesso usado por Antonio Canova para esculpir uma de mármore. Vittorio Sgarbi, presidente da Fundação Canova, repudiou o ocorrido em um post no Facebook, publicado no dia 5 de agosto.

Ele pediu uma investigação clara e vigorosa da polícia. Segundo Sgarbi, as cicatrizes em um Canova são inaceitáveis. A estátua de mármore está exposta na Galeria Borghese, em Roma.

Confira o vídeo da câmera de segurança disponibilizado pelo canal O Tempo.

Leia também
Air Transat inaugura voos diretos do Rio de Janeiro para Toronto e Montreal

A companhia canadense Air Transat iniciou neste mês de fevereiro a operação de voos diretos…

Copa Airlines negocia ampliação de voos internacionais no Brasil

O governo brasileiro e a Copa Airlines discutem a possibilidade de ampliar a oferta de…

Arajet transporta 1,48 milhão de passageiros em 2025 e projeta mais de 2 milhões em 2026

A Arajet encerrou 2025 com 1.480.278 passageiros transportados, resultado que representa um crescimento de 37%…