“Visto europeu”: autorização de viagem para Europa é adiada para 2025
A cobrança de taxa de entrada para a Europa foi adiada mais uma vez! O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS) deveria começar a vigorar em 2024, mas a sua implementação foi adiada para o primeiro semestre de 2025.
O adiamento se dá pelo atraso no lançamento do Sistema de Entrada/Saída (EES, em inglês), medida desenvolvida para aprimorar a segurança das fronteiras da União Europeia (UE).
O plano inicial era implementar o EES em todos os países do bloco europeu até o final de 2023 ou, no máximo, no começo de 2024. Porém, atrasos e imprevistos no processo acabaram tornando o cronograma original inviável.
O EES é fundamental para o ETIAS, visto que se trata de um sistema de informação automatizado que registrará a entrada de viajantes que desejam permanecer por um curto período na UE.
Sempre que eles atravessarem as fronteiras externas dos países europeus, o sistema fará um registro, facilitando o controle de entrada e saída dos visitantes. Consequentemente, não será mais necessário carimbar os passaportes (para a tristeza de quem gosta de colecioná-los).
O ETIAS, por sua vez, é um sistema de autorização de viagens voltado para viajantes com passaportes que descartam a necessidade de visto de turismo para entrar na Europa, como é o caso do Brasil. Ele será vinculado ao documento de viagem do viajante, possuindo validade de três anos.
Como um sistema não funciona sem o outro, a implementação do ETIAS precisou ser adiada. A nova previsão de lançamento é para o mês de maio de 2025, com possibilidade de novo adiamento. Segundo a Comissão Europeia, o ETIAS deve ser implementado somente após seis meses do lançamento do EES.
Viajantes deverão pagar uma taxa de 7 euros (R$ 36,93 na cotação de hoje) para emitir a autorização de viagem. O processo de validação e emissão da autorização poderá levar minutos, dias ou até um mês para ser concluído. Além disso, informações adicionais poderão ser requisitadas do viajante.
Menores de 18 anos ou maiores de 70 anos possuem isenção da taxa do ETIAS, também chamado de “visto europeu” ou “visto para a Europa”. Mas, segundo a União Europeia, não se trata de um visto, mas, sim, uma autorização de viagem mais barata e rápida.
Via: IG.