Um dos atrativos com maior valor histórico e cultural de Paris, a Catedral de Notre Dame, pegou fogo em 2019. Desde então, uma equipe tem trabalhado para garantir a restauração deste importante monumento e ponto turístico.
O Lonely Planet listou cinco curiosidades sobre o trabalho de restauração que os turistas podem não saber.
1. O time de restauração deve usar traje de proteção completo
Os trabalhadores vestem equipamentos de proteção completos e, após terminarem, eles se despem e tomam banho cada vez que deixam a estrutura. Esse ritual não tem nada a ver com a COVID-19, mas, sim, com a poeira de chumbo tóxico presente no local. O incêndio derreteu cerca de 440 toneladas de chumbo do telhado de 850 anos.
2. Especialistas usaram cotonetes e água para remover o chumbo tóxico dos vitrais
Os vitrais permaneceram intactos após o incêndio, mas sofrerem um choque térmico que resultou em microfissuras. Eles também ficaram cobertos de poeira tóxica.
Para limpar as peças, um aspirador de pó de alta precisão foi utilizado durante o processo de descontaminação do local. Depois, a equipe aplicou água destilada nos vitrais com bolas de algodão para remover o restante dos resíduos.
- Viu isso?! ITA Clube: revelados os primeiros detalhes do programa de fidelidade da ITA Transportes Aéreos
3. 550 toneladas de andaimes usados para revitalizar a Catedral ficaram mutilados
Aproximadamente 550 toneladas de andaimes foram colocados no local antes do incêndio para a realização de outros trabalhos de revitalização. O calor extremo derreteu partes dos andaimes, fazendo com que entortassem e se fundissem ao prédio. Foram removidas somente 200 toneladas da estrutura.
4. Para encontrar calcário que combinasse com o usado no teto original, geólogos viajaram paras as cavernas subterrâneas de Paris
Para obter os elementos corretos para a restauração da Catedral de Notre Dame, a equipe de restauração não mediu esforços. Eles foram até as pedreiras abaixo da capital francesa (as famosas catacumbas) para buscar calcário com propriedades semelhantes aos dos blocos usados no teto centenário.
- Não perca! Pacotes CVC 2022: promoção tem viagens nacionais e internacionais com preços incríveis
5. Uma cópia 3D da Catedral está sendo usada para ajudar no processo de restauração
Tecnologias inovadoras estão sendo usadas no processo de renovação da Catedral! Um mapa digital 3D da estrutura está ajudando a equipe de restauração a trazer o monumento histórico de volta à vida de acordo com a sua aparência original.
Ele foi criado em 2014 para auxiliar outros projetos de revitalização. Para o futuro, pretende-se criar um gêmeo digital 3D da Catedral para protegê-la contra riscos futuros.