5 macrotendências de turismo para conhecer o Brasil com novos olhos

As macrotendências de turismo apontam que tipo de viagem os brasileiros estão buscando na atualidade. Esse dado ajuda as agências de viagens e companhias aéreas a se adequarem ao comportamento dos viajantes e oferecer serviços mais interessantes.

Segundo relatório do Ministério do Turismo, elas correspondem às tendências que permanecem por vários anos e moldam o consumo em larga escala, impactando vários segmentos e manifestando novos comportamentos por parte dos viajantes.

Neste post, separamos cinco macrotendências de viagem para viajantes se inspirarem e planejarem as suas viagens aproveitando que essas modalidades estão em alta.

Consequentemente, há muitas oportunidades de vivenciá-las, seja seguindo a rota tradicional de turismo ou desbravando destinos pouco visitados.

Viagens regenerativas

O turismo agora apresenta uma pegada mais ecológica. Viajantes buscam destinos e atividades turísticas que reduzam os impactos ambientais o mínimo possível. Também há cada vez mais preocupações com o crédito de carbono e a recuperação de áreas degradadas.

Dica de destino: Bonito, no Mato Grosso do Sul, é a dica de viagem para quem se preocupa com a preservação das paisagens naturais que tornam o Brasil o belo país que ele é. Lá, viajantes têm acesso a uma série de atividades em meio à natureza, como snorkel, canoagem e rapel, ofertadas por empresas comprometidas a reduzir o impacto ambiental.

Cachoeira em Bonito MS

Nomadismo Digital

Como os últimos anos foram caracterizados pelo isolamento social, que levou muita gente a trabalhar de casa, tem se notado um aumento de nômades digitais. Esse grupo de viajantes é composto por profissionais que trabalham remotamente, seja para uma empresa ou em um negócio próprio, que querem retomar o ritmo de viagens após o período de quarentena.

Dica de destino: Tibaú do Sul, no Rio Grande do Norte, é um destino incrível para quem tem a possibilidade de trabalhar remotamente. Há muitos nômades digitais trabalhando na estonteante Praia da Pipa, que conta com uma vila exclusiva para esse tipo de profissional.

Viagens com propósito

As viagens com propósito demonstram um despertar da consciência de que o turismo contribui positivamente para as comunidades locais, como é o caso do turismo de base comunitária e do turismo rural. Essas viagens se apresentam como experiências recompensadoras para o turista, que busca sensação de autorrealização e confiança.

Dica de destino: Venda Nova do Imigrante, no Espírito Santo, faz parte de um Roteiro do Agroturismo que passa por fazendas produtivas de hortaliças, frutas e flores. O local também faz parte da Rota do Vinho Capixaba, formada por diversas vinícolas onde viajantes podem degustar vinhos e produtos típicos da região.

Foto: Deusdete Zandonadi via Wikipédia.

Turismo de experiências

O turismo de experiências é uma das modalidades mais populares entre os viajantes brasileiros e a previsão é de que ele continue crescendo nos próximos anos. As pessoas querem ter experiências marcantes e memoráveis junto de pessoas queridas.

Dica de destino: Porto Seguro, na Bahia, é um destino que proporciona uma série de experiências únicas para viajantes, como observação de baleias, passeios culturais às comunidades indígenas, praias que possibilitam a observação da vida marinha em piscinas naturais, passeios históricos e degustação de pratos típicos saborosos da Bahia.

Slow Travel

O slow travel é uma tendência que vem crescendo entre quem quer viajar com um ritmo menos acelerado. São viagens longas e tranquilas, com menos obrigações e mais tempo para relaxar e aproveitar o destino. Viajantes que buscam essa modalidade se sentem sobrecarregados com o ritmo de vida acelerado e só querem um momento para respirar.

Dica de destino: Nova Friburgo, no Rio de Janeiro, é um destino repleto de paisagens deslumbrantes, feiras de artesanato com música ao vivo e culinária, acesso a diversas cachoeiras que possibilitam o banho em águas cristalinas e até cervejarias artesanais! Lá, viajantes também podem passear pelo Parque Estadual dos Três Picos, onde estão situadas as montanhas Três Picos, que podem ser visitadas por meio de trilhas.

Foto: Jorge Antonio de Oliveira Vicente via Wikipédia.

Confira também as microtendências de turismo compartilhadas pelo Ministério do Turismo, as quais se referem às viagens que ficam em alto por um curto período.

Leia também
Bagagem de mão: companhia aérea passa a cobrar para reservar espaço

A companhia aérea Condor, de origem alemã, passou a cobrar pela reserva de espaço destino…

Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…