5 microtendências de turismo para experimentar a qualquer momento

O Ministério do Turismo identificou tendências de turismo entre os viajantes brasileiros para os próximos meses. São muitos os desejos por experiências inéditas e formação de memórias ao lado de pessoas queridas após tanto tempo sem viajar.

Dentro das tendências de turismo, existe micro e macrotendências.

As microtendências se referem àquelas que permanecem por um curto período no mercado. São mudanças passageiras e alcançam um pequeno grupo de consumidores. Já as macrotendências de viagem são de longa duração e atingem um número maior de viajantes.

Neste post, separamos cinco microtendências de turismo para viajantes experimentarem enquanto elas duram.

Viagens “off season”

As viagens fora da temporada são aquelas que ocorrem em períodos de baixa temporada, quando os preços estão mais baixos e os pontos turísticos, menos movimentados. Para quem procura economia na hora de viajar, esse tipo de viagem será a solução perante a inflação do mercado.

Dica de destino: Prado, na Bahia, é um destino rico em cultura, história e belezas naturais. Lá, viajantes se deparam com praias de tirar o fôlego e praticamente intocadas. Os passeios de barco para a prática de mergulho e snorkel sobre os recifes de corais estão entre as principais atividades turísticas.

Viagens nostálgicas

Cada vez mais viajantes estão buscando uma atmosfera vintage em suas viagens. O desejo de escapar da correria e da complexidade da vida moderna através de uma “viagem no tempo” tem crescido, sobretudo, entre viajantes da geração Y, que buscam destinos e pontos turísticos que glamorizam os velhos tempos.

Dica de destino: Pirenópolis, em Goiânia, é uma cidadezinha encantadora com prédios e ruas históricos que transportam viajantes para épocas de outrora, além de proporcionar abundante contato com a natureza por meio de suas incontáveis cachoeiras.

Viagens de “fuga da realidade”

Também chamada de “off grind travel”, esse tipo de viagem também tem a proposta de “viajar no tempo”, mas, nesse caso, é para fugir da tecnologia. Os viajantes estão procurando se desconectar das redes sociais e do celular. A ideia é passar as férias longe do ambiente hiperconectado da rotina para poderem apreciar as belezas naturais e da vida cotidiana com outros olhos.

Dica de destino: Tefé, no Amazonas, é ideal para os amantes da natureza. A Reserva de Mamirauá é uma das principais atrações turísticas do destino. Visitantes podem avistar macacos, aves, jacarés e peixes-boi durante os passeios pela unidade de conservação.

Viagens de experiências tecnológicas

Por outro lado, outra microtendência envolve justamente o contato com experiências tecnológicas. Com a pandemia de coronavírus, as empresas de viagem, destinos turísticos e atrações foram obrigados a se adaptar para o mundo virtual. Essas tecnologias agora são aplicadas no aprimoramento da experiência de viajantes, que almejam a praticidade proporcionada por elas.

Viagens de choque cultural

Quer levar um choque de realidade? Muitos viajantes brasileiros querem! Eles buscam o impacto cultural encontrado em viagens únicas e distintas, que envolvem uma cultura estrangeira totalmente diferente da brasileira ou de outros estados dentro do próprio país. A ideia é mergulhar nas tradições a fundo e viver como um nativo.

Dica de destino: Belém, no Pará, também é um destino cheio de atrativos turísticos para se perder em meio à natureza, como é o caso do Mangal das Garças, parque ecológico rico em fauna e flora; e da Ilha de Cotijuba, a qual pode ser acessada por meio de uma curta viagem de barco. Para ter um verdadeiro choque cultural gastronômico, é essencial visitar o Mercado Ver-o-Peso, cheio de peixes frescos, frutas exóticas e sabores típicos da capital.

Leia também
Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…

Regras de bagagem: entenda as mudanças feitas pela GOL e LATAM

A GOL e LATAM recentemente realizaram alterações nas suas políticas de bagagem. As mudanças impactam…

Serra Gaúcha ganhará novo aeroporto mais perto de Gramado

Viajar para Gramado vai ficar mais fácil! Mas, calma, viajantes ainda vão ter que esperar…