6 destinos de ecoturismo no Paraná para se conectar com a natureza!
O ecoturismo é a modalidade de turismo ideal para amantes da aventura e da natureza. A observação da beleza natural de ecossistemas, tanto no Brasil quanto no exterior, é o pilar dessa modalidade turística. Os destinos de ecoturismo também costumam promover a conscientização acerca do cuidado com o meio ambiente e animais.
- Veja também! Black Friday GOL e LATAM 2023: mega promoções de passagens aéreas devem ser as maiores do ano
Interessado em passar alguns dias desbravando a natureza? Esse tipo de turismo também proporciona paz de espírito para quem sabe aproveitar o silêncio e paisagem dos cenários naturais.
Neste post, compartilhamos seis destinos de ecoturismo do Paraná para apreciação da natureza, relaxamento e prática de atividades de aventura.
Cataratas do Iguaçu
Quando se fala em Paraná, as Cataratas do Iguaçu costumam ser o primeiro atrativo truístico que vem à mente das pessoas. Localizado em Foz do Iguaçu, o Parque Nacional das Cataratas é apaixonante. São aproximadamente 275 quedas d’águas, desde pequeninas até grandiosas, como a Gargante do Diabo, último ponto do passeio pelas passarelas do lado brasileiro do parque nacional.
Trilhas de Sengés
A cidade de somente 17 mil habitantes, Sengés, apresenta uma série de atividades para fazer em meio à natureza. Embora não seja um destino turístico amplamente conhecido, vale a pena desviar das rotas tradicionais de turismo para conhecer as belezas da região.
Diversas trilhas na mata conduzem até cachoeiras escondidas e parques da região possibilitam a observação de aves. Além disso, os rios do destino são propícios para a pesca, atividade popular em Sengés.
Cachoeiras de Prudentópolis
Prudentópolis abriga algumas das cachoeiras mais espetaculares do país, segundo viajantes que já passaram pela cidade. A Cachoeira do Rio dos Patos é uma das mais famosas, com os seus 55 metros de altura!
Em seguida estão as Cachoeiras São Francisco, as quais correspondem a um complexo de cachoeiras de vários tamanhos; e a Cachoeira do Saltinho, com cerca de 70 metros de altura. Quase todas as cachoeiras da região são ideais para o banho, caminhadas e piqueniques cercados.
Cânion do Parque Estadual do Guartelá
O Cânion do Guartelá é um desfiladeiro espetacular localizado no Parque Estadual do Guartelá, em Tibagi. A beleza cênica desse cânion de arenito, considerado um dos maiores do Brasil, é imperdível para quem visita o destino.
O cânion é esculpido pelo Rio Iapó, cujas águas serpenteiam pelas profundezas das paredes do desfiladeiro. Para conferir toda a beleza do atrativo turístico, visitantes podem caminhar pelas trilhas que levem até mirantes naturais.
Parque Vila Rica do Espírito Santo
Outro destino exuberante de ecoturismo no Paraná é o Parque Estadual Vila Rica do Espírito Santo, localizado no município de Castelo. O parque abriga uma variedade de ecossistemas, como florestas tropicais, cachoeiras e rios, além de fauna e flora diversas.
Além disso, a área é marcada por formações rochosas que impressionam, como rochas sedimentares e quartzito. As principais atividades do parque são as trilhas que levam visitantes até pontos estratégicos de vista panorâmica e cachoeiras.
Parque Estadual Vila Velha
Por fim, está o Parque Estadual Vila Velha, em Ponto Grossa, pertinho da capital paranaense de Curitiba. Os principais destaques desse parque são as inusitadas formações rochosas de arenito espalhadas por ele, que convidam viajantes a fazer uma caminhada para conhecê-las de pertinho. As rochas lembram castelos e taças, por isso, o parque recebeu o nome de “Vila Velha”.