80% da população deve estar vacinada para o Rio de Janeiro ter um Carnaval 2022 seguro, aponta estudo
Uma pesquisa desenvolvida por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) revelou ser necessário alcançar números significativos na cobertura vacinal contra a COVID-19 no Estado e país para que o Carnaval 2022 seja realizado com segurança.
O Carnaval é um feriado prolongado que impulsiona o deslocamento de milhares de turistas pelo país. Alguns destinos, como a capital carioca, recebem muitos viajantes nessa época do ano. Sendo assim, a cidade precisa arcar com a aglomeração dos moradores locais e de quem vem de fora.
Neste contexto, é estimado que 80% da população da cidade e estado do Rio de Janeiro, bem como do Brasil, precise estar totalmente vacinada para haver folia sem preocupações.
Esse percentual tem como base um cálculo realizado em epidemiologia, o qual levou em conta a taxa de contaminação e de transmissão da variante Delta. Atualmente, elas estão entre 5 e 9,5. Esses números indicam que uma única pessoa pode transmitir essa variante da COVID-19 para entre cinco e nove pessoas. Antes, a taxa de transmissão estava em 3.
Orientações dos pesquisadores
Os pesquisadores responsáveis pelo estudo, Hermano Castro da Fiocruz e Roberto Medronho da UFRJ, enviaram a proposta com os indicadores para realização de um carnaval 2022 seguro ao presidente da Comissão Especial de Carnaval da Câmara de Vereadores do Rio, Tarcísio Motta.
Nela, continha também orientações protocolares para setores que serão afetados fortemente pelo carnaval. Para a rede hoteleira, por exemplo, a recomendação é que os estabelecimentos exijam passaporte vacinal de hóspedes antes e durante o feriado.
As festas também devem ser realizadas com espaço para o distanciamento social para que as pessoas possam curtir a folia sem máscara. Porém, esse é um desafio grande para a cidade do Rio de Janeiro. Uma das propostas de Motta é montar estandes de testagem para os foliões para controlar a transmissão do coronavírus e adquirir dados para futuros estudos.
Em agosto, foi anunciado pela Prefeitura Municipal que a comemoração do carnaval no Rio de Janeiro pode ser de até 40 dias, entre 27 de janeiro a 6 de março de 2022. A festa pretende contar com os tradicionais desfiles de escolas de samba, blocos de rua e trios elétricos.
Atualmente, a cidade do Rio de Janeiro está com uma taxa de 60% da população completamente vacinada contra a COVID-19. É esperado, no entanto, que a cobertura vacinal atinja a marca dos 80% já em dezembro.
Via: Agência Brasil.