Acessibilidade: Coliseu ganha elevador para facilitar locomoção de visitantes

Roma capa
Roma.

O Coliseu inaugurou, nesta semana, um elevador para tornar o ponto turístico mais acessível para pessoas com mobilidade reduzida.

Apesar desse ser o principal objetivo da reforma, viajantes também podem ter uma visão panorâmica da paisagem romana durante o curto trajeto até o topo. O novo elevador permite que viajantes cheguem aos níveis mais elevados do Coliseu.

“A partir de hoje o Coliseu é ainda mais Patrimônio da Humanidade”, afirmou o ministro da cultura, Gennaro Sangiuliano, durante a inauguração do elevador. O evento foi embalado pela música da Orquestra italiana.

O elevador foi implementado com muito cuidado para não prejudicar a estrutura milenar do Coliseu. Ele foi construído para permitir “total reversibilidade”, ou seja, as alterações estruturais no anfiteatro não são permanentes e poderão ser revertidas quando necessário.

A ideia de implementar um elevador é de 2018. Naquele ano, o presidente da Orquestra, Marco Patrignani, se comprometeu a financiar o projeto. “Cinco longos anos para garantir que uma poderosa estrutura de ferro e vidro pudesse alegrar milhões de visitantes de todo o mundo”, comentou ele durante a inauguração.

Via: Wanted in Rome.

Leia também
Brasil bate recorde e transporta 130 milhões de passageiros em 2025

O transporte aéreo brasileiro alcançou um marco histórico em 2025. Segundo dados oficiais do setor,…

Aeroporto de Viracopos bate recorde histórico de passageiros em 2025 e mira novas rotas em 2026

O Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), fechou 2025 com o maior volume de…

LATAM terá voo direto de São Paulo para Ushuaia no inverno de 2026

A LATAM confirmou que irá operar voos diretos entre São Paulo e Ushuaia, na Argentina,…

Sair da versão mobile