O Aeroporto de Cusco, destino peruano que fica a um pulo de Machu Picchu, voltou a receber voos internacionais na última quinta-feira (30). A retomada das viagens aéreas coincide com a alta temporada de turismo na região.
Os voos chegarão e partirão de Cusco às quartas, sextas e domingos e ficarão a cargo da LATAM, que cobre as operações aéreas desde o destino até a capital, Santiago. O aeroporto receberá aeronaves com capacidade para transportar 140 passageiros, e o consórcio aéreo prevê a chegada de mais de 1.800 passageiros no mês de julho.
A Superintendência Nacional de Migração afirmou ter planejado toda a logística para receber o alto fluxo de viajantes nacionais e internacionais, além de ter tornado o controle migratório mais eficiente e seguro. Inspetores de imigração, por exemplo, serão transferidos para o aeroporto de Cusco em dias de voos internacionais.
Além da alta temporada de inverno, a retomada dos voos internacionais coincide com uma série de datas importantes, como o 15º aniversário da declaração de Machu Picchu como uma das sete maravilhas do mundo moderno e a festa da Virgen del Carmen de Paucartambo.