Faz um tempo que Guarujá, no litoral paulista, quer um aeroporto totalmente novo. Desde 2020, a prefeitura da cidade vem realizando os trâmites necessários para iniciar as obras de infraestrutura do Aeroporto Civil Metropolitano.
A aprovação das obras pela Companhia de Tecnologia e Saneamento Ambiental (Cetesb) foi concedidade em outubro de 2022. E, na última sexta-feira (30), a prefeitura do município lançou o edital das obras de infraestrutura da primeira etapa da construção.
- Confira ainda: LATAM Pass sorteia passagens de ida e volta para Madrid em promoção de resgate de pontos
Entretanto, o documento somente foi publicado no Diário Oficial do Município no começo desta semana. O edital prevê as seguintes obras: adequação e reforço estrutural da pista principal do aeródromo, barreiras de proteção ambiental, vias de serviço e regularização da sinalização das pistas, pátio principal e áreas de segurança.
O governo federal realizou um investimento de R$ 21 milhões para a execução das obras. O montante de R$ 8 milhões, oriundo de um termo de aditamento do Ministério de Portos e Aeroportos, também está previsto.
A prefeitura de Guarujá publicará, posteriormente, o edital de licitação de obras no terminal de passageiros. Neste momento estão sendo feitas as avaliações técnicas e orçamentárias em parceria com a Infraero, contratada para gerir o aeroporto em 2020.
A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) emitirá o certificado operacional do aeródromo em até 90 dias após a conclusão das obras.
O destino almeja receber voos comerciais com capacidade para até 72 passageiros a partir do próximo ano. O plano inicial era já começar a operar voos no segundo semestre de 2023.
Via: Aeromagazine.