Passagens a 200 reais do governo Lula, quem tem direito? Estudantes? Aposentados?

Avião e bandeira do Brasil
Brazil flag blowing in the wind and plane landing with blue sky and clouds in the background.

O lançamento do Programa Voa Brasil está programado para o mês de agosto de 2023. Trata-se de uma iniciativa do governo Lula para estimular as viagens aéreas, principalmente entre indivíduos que não possuem acesso fácil às viagens de avião.

Então, se você está se perguntando “Como conseguir as passagens a 200 reais do governo Lula?” ou “Quem tem direito ao benefício?“, se são estudantes, aposentados, funcionários públicos… Saiba que neste post abordamos exatamente isso, como funciona o Programa Voa Brasil e quem terá direito de desfrutar desse benefício de viajar barato. Confira!

Aeroporto

O que é o Programa Voa Brasil que irá vender passagens a 200 reais?

O Programa Voa Brasil é uma iniciativa do governo federal, em parceria com as maiores companhias aéreas do país (GOL, LATAM e Azul), para estimular as viagens aéreas entre a população que não possui acesso a elas.

Segundo o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, somente 10% dos CPFs consomem as passagens aéreas atualmente. Para mudar essa realidade, serão disponibilizadas passagens a 200 reais para um público-alvo específico.

O programa do governo Lula também possui o objetivo de ocupar os assentos ociosos já existentes nas viagens aéreas, principalmente nos meses fora das altas temporadas de verão e de inverno. Os viajantes contemplados pelo programa ocuparão esses assentos, auxiliando as companhias aéreas a atingirem capacidade total em seus voos.

O ministro compartilhou, ainda, que as companhias aéreas concordaram em participar do programa devido à chegada de cias low cost no Brasil ainda neste ano. Para concorrer com os valores mais baratos das companhias de baixo custo, as principais cias do Brasil embarcaram na iniciativa.

Como funciona o Programa Voa Brasil do governo Lula?

As passagens aéreas destinadas ao público-alvo do programa não são subsidiadas pelo governo Lula, segundo o ministro Márcio França. São apenas o resultado da organização das cias e do governo federal para combater a ociosidade e democratizar o transporte aéreo.

Cada trecho custa 200 reais, então uma viagem de ida e volta custará 400 reais para o viajante. Cada viajante terá acesso a duas viagens de ida e volta por ano para os destinos disponibilizados pelas companhias aéreas.

Como conseguir as passagens a 200 reais do governo Lula? Quem tem direito?

Estudantes do FIES, funcionários públicos com salários de até R$ 6,8 mil e pensionistas e aposentados do INSS podem aproveitar o benefício. A ideia de restringir o público alvo do programa é justamente para que viajantes frequentes não tenham acesso ao benefício, permitindo que outros públicos viajem de avião.

Como comprar as passagens a 200 reais do governo Lula?

Será desenvolvido um aplicativo para que interessados cadastrem o CPF e tenham acesso às passagens aéreas a 200 reais o trecho. O app deve ser lançado ainda no mês de julho pelo governo federal.

No começo do ano, quando começaram a circular as primeiras informações sobre o Voa Brasil, foi divulgado que haveria um banner ou página nos sites da GOL, Azul e LATAM voltado para o programa.

Essa informação, no entanto, não foi confirmada pelo ministro de Portos e Aeroportos em entrevistas recentes. Por enquanto, somente o aplicativo foi confirmado.

Leia também
Companhias aéreas cancelam todos os voos de maio para Porto Alegre – confira o que fazer

As companhias aéreas anunciaram, nesta semana, o cancelamento de todos os voos programados para o…

Azul e FAB transportam 1 tonelada de doações para o Rio Grande do Sul

A Azul, em parceria com as Força Aérea Brasileira (FAB), realizou o primeiro voo humanitário…

Ingresso para o lado argentino das Cataratas do Iguaçu fica 75% mais caro

O ingresso para visitar o lado argentino do Parque Nacional das Cataratas do Iguaçu vai…