O Aeroporto de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, passará por grandes mudanças! Isso porque, até o ano de 2027, o terminal receberá investimentos de R$ 400 milhões.
Para atender a demanda crescente de passageiros e aumentar a segurança das viagens aéreas, o aeroporto será modernizado e melhorado.
Melhoras no Aeroporto de Santos Dumont
Somente para a segurança das operações, serão destinados mais de R$ 130 milhões. O terminal receberá o EMAS, ou Engineered Material Arresting System, projetado para parar aeronaves que saem da pista e reduzir a possibilidade de acidentes e lesões em passageiros.
Esse sistema é recomendado, sobretudo, para aeroportos com pistas curtas. O Aeroporto de Congonhas, por exemplo, já recebeu o EMAS em 2022.
O sistema de TV e vigilância (STVV) também deve ser ampliado e melhorado, tornando o interior do aeródromo mais seguro. Ainda na parte de segurança, um novo sistema de inspeção de bagagens despachadas deve ser implementado.
Para o conforto dos passageiros em deslocamento dentro do aeroporto, as salas de embarque e desembarque passarão por reformas e ampliações. Os sanitários também estão inclusos no planejamento.
Da mesma forma, as escadas rolantes e elevadores serão substituídas por versões novas e atualizadas.
Outra melhoria prevista é a revitalização da pista de taxiamento de aeronaves. Isto é, da faixa utilizada por aviões para se moverem entre os hangares, terminais e/ou pistas do aeródromo.
Mais detalhes das obras devem ser divulgados posteriormente.
Via: Ministério de Portos e Aeroportos.