Aeroportos de São Paulo e Rio de Janeiro inauguram salas multissensoriais para passageiros autistas

sala multissensorial congonhas
Foto: Sala multissensorial de Congonhas (Créditos: Infraero).

Uma excelente notícia: os aeroportos de Congonhas, em São Paulo, e de Santos Dumont, no Rio de Janeiro, agora têm salas para receber passageiros neurodivergentes! Os espaços multissensoriais foram inaugurados nesta segunda-feira (19) nas áreas de embarque dos aeroportos.

Para o conforto dos passageiros autistas, a sala localizada em Congonhas conta com piscina de bolinhas iluminadas, máquina de bolhas de sabão e projetor. O espaço está na sala de embarque, perto do portão 4.

Já a sala do aeroporto de Santos do Dumont, tem aromaterapia, globo de luzes e equipamento de som com bluetooth para que passageiros selecionem a música ambiente. O local fica no terminal de embarque, depois do Raio-X.

Outra novidade é que terapeutas e representantes de entidades ficarão à disposição dos passageiros, principalmente das crianças. Para ter acesso aos serviços dos aeródromos, basta conversar com os atendentes nos balcões de atendimento das companhias aéreas.

Uma terceira sala multissensorial deve ser inaugurada no aeroporto de Vitória, no Espírito Santo, em breve. É o que informa o ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França.“Queremos que todos os passageiros, sem exceção, possam se sentir bem atendidos e seguros”, afirmou o ministro durante a inauguração.

Sobrecarga sensorial

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é classificado como um transtorno do neurodesenvolvimento. Os principais sintomas costumam ser déficits comunicacionais e comportamentos ou interesses restritos ou repetitivos.

Existem vários níveis de severidade do TEA, segundo o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-V). Sendo assim, a gravidade e a apresentação dos sintomas difere de indivíduo para indivíduo.

Algumas pessoas apresentam sensibilidade sensorial, a qual pode ser grave ou leve, a sons, luzes, cores, cheiros, texturas, gostos, entre outros. Quando ocorre uma sobrecarga sensorial, a pessoa com TEA pode sofrer uma crise sensorial. Por isso, em caso de sensibilidade, é recomendado evitar ambientes estimulantes.

Via: CNN e Poder 360.

Leia também
Atenção, viajantes! Parque Nacional de Jericoacoara passará a cobrar ingressos

A partir de dezembro deste ano, no início da temporada de verão, visitar Jericoacoara vai…

Boa notícia! Declaração de bagagens internacionais fica mais fácil — confira mudanças

Declarar bagagens de uma viagem internacional ficou mais fácil para viajantes! A Receita Federal apresentou…

Gene do Wanderlust: vontade incontrolável de viajar pode ser herança genética

A vontade de viajar pode não ser somente uma preferência ou desejo pessoal. Essa necessidade…