Agências de turismo não respondem por voos cancelados, segundo decisão do STJ

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que as agências de turismo não respondem por danos morais e materiais provocados por voos cancelados.

Embora as agências de turismo vendam passagens aéreas e pacotes de viagem, que também incluem bilhetes aéreos, somente as companhias aéreas são responsáveis pelos danos causados aos passageiros.

A decisão foi publicada no Informativo de Jurisprudência na última terça-feira (03). Segundo o ministro Marco Aurélio Bellizze, quando o voo é cancelado, não há defeito na prestação do serviço contratado, visto que as passagens aéreas foram emitidas.

Não é de responsabilidade das agências de turismo garantir que o serviço de transporte aéreo seja, de fato, executado, mas, sim, das companhias. Logo, não faz sentido, segundo o entendimento da Terceira Turma do STJ, culpabilizar a empresa pelo atraso também.

Até então, entendia-se que todos os envolvidos pelo processo de prestação de serviço, desde a compra por parte do cliente até a sua execução, poderiam responder pelo cancelamento do voo.

Com a decisão do STJ, o cliente pode ter restrição de direito, visto que não será possível cobrar danos de todas as partes envolvidas. Por outro lado, o processo de cobrança de danos poderá ficar mais rápido. Não será mais necessário analisar os culpados, mas, sim, atribuir a responsabilidade pelo ocorrido a somente um agente.

A mudança ainda não está 100% em vigor. A partir de agora, companhias aéreas podem recorrer ao Supremo Tribunal Federal (STF) para tentar mudar o entendimento do STJ sobre a medida.

Via: O Tempo.

Leia também
Mercado brasileiro impulsiona LATAM a transportar 87,4 milhões de passageiros em 2025

O mercado brasileiro teve papel decisivo no desempenho da LATAM Airlines em 2025. Ao longo…

Brasileiros estão viajando mais para fora do país — e estes destinos lideram os planos para 2026

Mendoza. Viajar para fora do Brasil voltou a ser prioridade para muitos brasileiros. O que…

Mastercard surpreende viajantes com cápsula de descanso gratuita no Aeroporto do Galeão

Quem vai embarcar em voos internacionais pelo Rio de Janeiro em 2026 pode encontrar uma…

Sair da versão mobile