Gosta de cachaça e de viajar? O estado do Alagoas lançou a Rota da Cachaça no Dia Nacional da Cachaça, comemorado no dia 13 de setembro. O roteiro é marcado por visitas em engenhos, fábricas e restaurantes.
Arapiraca, Campo Alegre, São Sebastião, Junqueiro e Teotônio Vilela são as cidades alagoanas por onde os viajantes passearão ao iniciar a rota.
A maior cidade do roteiro é Arapiraca, a “Capital do Agreste”, com uma população de cerca de 230 mil pessoas. O restante são cidades pequenas com menos de 100 mil habitantes. Logo, apresentam um charme pacato de cidadezinha do interior.
“Estamos muito realizados em conseguir lançar esta novidade, que além de falar um pouco sobre as raízes do nosso povo, mostra a força dos nossos empreendimentos, premiados internacionalmente”, contou a secretária de Estado do Turismo, Bárbara Braga.
Entre as fábricas que podem ser visitadas na região do agreste alagoano estão o Engenho Caraçuípe, Cachaçaria Brejo dos Bois, Cachaçaria Coração da Mata, Cachaçaria Gogó da Ema e a Taverna Beer, uma fábrica de cerveja que também produz cachaça.
Além de experimentar bebidas artesanais, o roteiro inclui degustação de refeições que levam cachaça na produção e excursões para conhecer todo o processo de produção das bebidas.
Para enriquecer a experiência, visitantes também podem visitar outros estabelecimentos de produtos agrícolas e regionais, como o Engenho do Queijo e o Empório Alegre. Embora estejam localizados em outros municípios da região, são opções para conhecer mais o estado e os seus produtos típicos.
Interessados podem procurar a rota em agências de turismo locais, as quais apresentam opções de pacotes “bate e volta”, com saída de Maceió, e pacotes de viagem completos com hospedagem e passagens aéreas.
Via: Setur Alagoas.