Após 100 anos de proibição, banhistas poderão nadar no Rio Sena de Paris

A capital francesa decidiu suspender a proibição que a 100 anos impede banhistas de nadar no Rio Sena, icônico atrativo turístico da França. A prefeitura de Paris definiu um prazo para transformar os arredores do rio em um palco deslumbrante para as Olimpíadas de 2024.

Desde 2015, as autoridades parisienses vêm trabalhando para melhorar a qualidade da água para o banho. Foi construído, em 2018, um tanque de água de 46 mil metros cúbicos sob um jardim público localizado à esquerda do Rio Sena para o tratamento de águas residuais.

Outra iniciativa em desenvolvimento pelas autoridades parisienses é um programa de plantio nas margens do Rio Sena. O propósito é aumentar a vegetação e, consequentemente, diminuir o fluxo de água, permitindo que o excedente seja absorvido pelo solo.

Todas as medidas visam oferecer áreas de natação seguras e limpas para os banhistas, bem como para a realização dos jogos olímpicos. Até o momento, três eventos olímpicos e paraolímpicos estão confirmados na hidrovia.

Já em relação às áreas de natação para a população, pelo menos três passarão a ser acessíveis a partir do cais até o ano de 2025.

A prefeita de Paris, Anne Hidalgo, anunciou que as três áreas serão em Bras Marie, Bras de Grenelle e Bercy. Com o passar dos anos, os espaços para banhistas devem aumentar, visto que já foram catalogados 20 locais possíveis para a natação.

Atualmente, o mergulho é permitido em alguns canais e piscinas ao longo do Rio Sena, sendo que a principal área de natação é a que fica no lago artificial Bassin de la Villette, inaugurada em 2017.

Banhistas só podem nadar em áreas sinalizadas pelas autoridades de Paris como apropriadas para o banho. Quem se aventurar em outras partes do rio poderá pagar uma multa de 38 euros (cerca de R$ 202 na cotação de hoje).

Via: Viagem e Turismo.

Leia também
Novas regras para visto americano em vigor: o que você precisa saber

Visto dos EUA ficará mais caro e burocrático: entrevista obrigatória para quase todos e taxa…

Passageiros plus-size terão que pagar por dois assentos em voos a partir de 2026

A Southwest Airlines mudará sua política: passageiros plus-size terão que comprar dois assentos. Entenda as…

Campos do Jordão aprova taxa ambiental para entrada de veículos

Campos do Jordão, na Serra da Mantiqueira, acaba de aprovar a criação da Taxa de…

Sair da versão mobile