Qual é a melhor época do ano para viajar barato?
Existe mesmo um momento adequado para comprar passagens aéreas baratas?
A resposta é sim!
Há, de fato, um momento considerado mais favorável não apenas para adquirir bilhetes aéreos, mas também pacotes de viagem e diárias de hotéis.
Neste post, selecionamos dicas gerais para viajantes encontrarem os melhores períodos para viajar barato, seja pelo Brasil ou para o exterior.
Lembrando que as dicas não são 100% garantidas, uma vez que vários fatores influenciam os preços das passagens aéreas, pacotes de viagem, hotéis e outros/serviços produtos de viagem. Tudo isso será explicado no decorrer do post.
Confira, abaixo, as dicas sobre a melhor época para comprar passagens baratas.
Baixa temporada
O período de baixa temporada é considerado o melhor período para viajar barato. Isso porque há uma quantidade menor de turistas perambulando pelos destinos.
Muitas cidades brasileiras apresentam climas agradáveis o ano inteiro, então não é necessariamente preciso esperar pelas férias de verão para viajar.
Caso você tenha a possibilidade de agendar uma viagem para o período de baixa temporada, tanto de voos quanto de hotéis, experimente fazê-lo. Depois, compare os preços com os encontrados em viagens realizadas na alta temporada.
Finais de semana x Meio da semana
Afinal, que dia as passagens ficam mais baratas?
O meio da semana, composto pelas terças e quartas-feiras, é, historicamente, considerado o período mais barato para voar. Como a demanda por viagens de lazer durante o fim de semana é maior, os preços costumam ser mais caros.
Essa tendência é válida tanto para viagens nacionais quanto viagens internacionais. Por isso, para economizar, procure voar no meio da semana ou faça buscas de passagens com antecedência para viajar no fim de semana.
- Confira ainda! Pacotes Réveillon 2024 CVC: 5 destinos para a virada de ano
Estações do ano
Os períodos de transição entre as estações do ano, quando o clima tende a estar mais instável, podem oferecer tarifas mais baixas. Como a demanda para esses períodos é menor, há possibilidade dos preços baixarem.
Entretanto, como dito anteriormente, não é uma garantia.
Esteja ciente de que viajar para um destino quando o clima está mais imprevisível requer atenção redobrada à previsão do tempo, ou passeios em ambientes fechados, como museus, galerias de arte e shoppings.
Compras com antecedência
Mesmo seguindo as dicas anteriores, deixar para comprar passagens aéreas em cima da hora costuma resultar em viagens mais caras.
As únicas exceções são eventuais promoções ou cupons de desconto para viagens desse tipo. A Azul, por exemplo, ocasionalmente lança ofertas especiais para viajar em cima da hora.
Comprar passagens com antecedência é sempre uma boa ideia para economizar em viagens aéreas. Voos para o exterior requerem um período de antecedência maior do que voos nacionais.
Evitar feriados e eventos locais
Se a ideia é viajar em um feriado ou período festivo, planeje-se para pagar um pouco mais caro pelas passagens, acomodação e outras despesas típicas de viagem.
É tradicional que os preços aumentem em datas comemorativas, incluindo eventos locais, como festivais, aniversários da cidade e mais. Ao definir a data do seu voo, confira se alguma celebração local estará acontecendo no dia ou na semana da viagem.
Fora da rota tradicional
Considere visitar destinos menos populares, onde multidões de turistas não são tão comuns.
Como a demanda é menor em destinos fora da rota tradicional de turismo, seja nacional ou internacional, viajantes acabam encontrando valores mais amigáveis ao bolso.
Entretanto, esse fator depende do tipo de viagem planejada.
Por exemplo, algumas experiências não tradicionais apresentam valores elevados porque são voltados para um público seleto, o qual pode investir mais em uma viagem, hospedagem ou atividade turística.
Programas de fidelidade
Programas de fidelidades de companhias aéreas, hotéis ou agências de turismo podem baratear as viagens.
Além de possibilitarem o acúmulo de pontos para resgatar passagens aéreas a preços reduzidos, esses programas constantemente disponibilizam ofertas e cupons direcionados aos participantes, além de lançarem promoções exclusivas de tempos em tempos.
Sempre pesquise!
Por fim, sempre que puder faça pesquisas de preços e comparações entre as muitas empresas do segmento de turismo disponíveis hoje (companhias aéreas, agências de viagem, plataformas de hospedagem, etc).
Muitos fatores podem afetar os valores das passagens aéreas, como clima, valor do câmbio, estação do ano, fenômenos da natureza, preços dos combustíveis, pandemias, crises econômicas, crises políticas, etc.
Viajantes podem encontrar grandes variações ao longo do ano, dependendo do que está acontecendo no seu país ou no mundo.
Sendo assim, é recomendado pesquisar, comparar e contemplar as opções disponíveis mais de uma vez antes de fechar uma viagem.