Qual a diferença entre pontos e milhas nos programas de fidelidade?

Os termos “pontos” e “milhas” são frequentemente encontrados em páginas de programas de fidelidade de companhias aéreas. Viajantes podem se confundir com o seu significado já que costumam ser usados como sinônimos, embora tenham funções diferentes.

Pontos e milhas são a mesma coisa? Confira!

O que são pontos?

Os pontos são acumulados no cartão de crédito dos participantes dos programas da operada do cartão. Eles podem ser trocados por produtos ou serviços dos parceiros da operadora. Porém, nem todos os participantes gostam de fazer essa troca.

Por vezes, a situação não é muito vantajosa para eles devido ao catálogo limitado da operada do cartão ou do número elevado de pontos acumulados. Então, surgem os programas de fidelidade das companhias aéreas, os quais proporcionam a troca de pontos por milhas.

O que são milhas?

As milhas são acumuladas através dos programas de fidelidade das empresas aéreas, como o TudoAzul e o Smiles.

Dentro desses programas, existem diversas maneiras de fazer o acúmulo de milhas. A compra de passagens aéreas e a associação a um “clube” que fornece um número determinado de milhas a cada mês são as mais conhecidas.

Para diversificar os meios de acúmulo das milhas, as empresas aéreas fizeram parcerias com empresas de diferentes segmentos, como instituições financeiras, postos de combustíveis e grandes lojas.

As companhias também fazem promoções frequentes para conceder milhagem extra a quem transferir os pontos dos cartões, aumentando as possibilidades de acúmulo.  

Para que os pontos do cartão sejam transferidos para algum programa de fidelidade, a companhia aérea deve ser associada da operadora do cartão. Por isso, às vezes são lançadas promoções de acúmulo de milhas somente para usuários de determinados cartões.

Por que transformar pontos em milhas?

A conversão de pontos para milhas oferece ao consumidor a oportunidade de viajar com desconto e, assim, aumentar o número de viagens realizadas durante o ano. Os consumidores também podem usar as milhas para ter mais conforto em suas viagens, trocando-as por benefícios nos programas de fidelidade.

Atualmente, os programas contam com lojas virtuais próprias, onde se é possível adquirir produtos domésticos, por vezes com preços mais acessíveis, ou acessórios para tornar a experiência de viagem mais confortável.

Cada companhia define o uso mais apropriado das suas milhas para os clientes, variando os benefícios adquiridos a partir da adesão nos programas. Cabe ao viajante interessado decidir qual é o melhor para as suas necessidades após analisar as vantagens proporcionadas por cada um.

Vale destacar que a conversão de pontos para milhas não é a mesma para todos os programas de fidelidade.

Leia também
Clube Smiles concede até 20.000 milhas para novos assinantes do Plano 1.000

Oportunidade para quem está pensando em assinar o Clube Smiles: novos cadastrados ganham até 20.000…

Livelo oferta 40% de desconto em passagens aéreas para Dubai ou Doha

Quer viajar para Dubai ou Doha com desconto? A Livelo está com uma promoção especial…

Smiles libera até 35% de desconto para voar para São José dos Campos

A Smiles liberou descontos de até 35% para viajar para São José dos Campos, a…