Qual a diferença de pontos e milhas nos programas de fidelidade de companhias aéreas?
Qual é a diferença de “pontos” e “milhas” utilizados pelos programas de fidelidade das companhias aéreas? Já parou para se perguntar isso?
O Smiles, programa de fidelidade da GOL, por exemplo, utiliza o termo “milhas”. Já o Azul Fidelidade, da Azul, e o LATAM Pass, da LATAM, usam “pontos”. Mas é tudo a mesma coisa? Por que as companhias aéreas utilizam nomenclaturas diferentes?
Embora os termos sejam muitas vezes utilizados como sinônimos, eles possuem funções distintas.
Entenda, neste post, quais são as diferenças entre “pontos” e “milhas” para tomar melhores decisões quando o assunto é viajar através dos programas de fidelidade das companhias aéreas.
O que é um programa de pontos e milhas?
Programas de pontos e milhas são sistemas de fidelidade utilizados por companhias aéreas, bancos, redes de varejo e outros empreendimentos para recompensar os clientes regulares.
Esses programas permitem que pontos ou milhas sejam acumuladas à medida que o cliente utiliza o serviço, ou o produto da empresa.
Com o tempo, é possível trocar a quantidade acumulada por benefícios, passagens aéreas, produtos de marcas/lojas parceiras ou outras recompensas definidas pela empresa.
Qual a diferença de pontos e milhas?
A principal diferença entre “pontos” e “milhas” é o modo de aquisição. Entretanto, como mencionado anteriormente, viajantes podem encontrar esses termos sendo usados como sinônimos para fins de diferenciação entre programas de fidelidade ou conveniência.
O que são pontos de fidelidade?
Os pontos são acumulados no cartão de crédito dos participantes dos programas de recompensa da instituição financeira.
Por exemplo, o Santander tem a Esfera, a qual recompensa clientes com passagens aéreas, vale-compras, experiências, produtos e mais. Para desfrutar de tudo isso, clientes devem utilizar os pontos acumulados no(s) cartão(ões) do banco como moeda de troca.
Esses pontos podem ser convertidos em milhas mediante transferência para o programa de fidelidade da escolha do viajante. A taxa de conversão entre pontos e milhas varia dependendo do programa e/ou das promoções vigentes.
O que são milhas?
As milhas, por sua vez, são acumuladas em programas de fidelidade das companhias aéreas. As possibilidades de acúmulo são múltiplas. Viajantes aumentam a quantidade de milhas em suas contas quando:
- Compram passagens aéreas. O acúmulo de milhas acontece por trecho.
- Reservam quartos em hotéis parceiros ou em plataformas de hospedagem, como a Booking.com.
- Transferem os pontos acumulados nos cartões de crédito para o programa de fidelidade.
- Assinam os “Clubes” dos programas de fidelidade, os quais concedem acesso a diversos benefícios e, ainda, resultam no acúmulo de uma quantidade fixa de milhas por mês.
- Fazem compras em lojas parceiras do programa de fidelidade, sejam físicas ou online.
- Assinam programas de recompensa de instituições parceiras, como a Livelo, postos de combustíveis e mais.
- Compram os produtos ou contratam os serviços disponíveis nas plataformas dos programas de fidelidade. A transação, nesses casos, é feita em reais.
Cada companhia define o uso mais apropriado das suas milhas para os seus clientes, variando os benefícios adquiridos a partir da adesão nos programas.
Por que transformar pontos em milhas?
Agora que você já sabe qual a diferença de pontos e milhas, pode planejar como utilizá-los para transformar ou multiplicar as suas viagens. Veja, abaixo, algumas das razões para transformar pontos em milhas.
Economizar em viagens de avião
A conversão de pontos para milhas oferece ao consumidor a oportunidade de viajar com desconto. Além de aumentar o número de viagens realizadas ao longo do ano, viajantes economizam ao trocar as milhas ou pontos acumulados em outras viagens.
Trocar milhas por benefícios exclusivos
Da mesma forma, viajantes podem usar as milhas para ter mais conforto em suas viagens, trocando-as por benefícios nos programas de fidelidade, como assentos mais confortáveis e check-in prioritário.
Acúmulo múltiplo
Como o cadastro é feito gratuitamente, viajantes podem ter contas em múltiplos programas, diversificando as fontes de acúmulo.
O fato dos programas apresentarem parcerias com empresas de vários segmentos facilita alcançar a quantidade necessária para resgatar passagens aéreas.
Viajantes só precisam ficar de olho na validade das milhas acumuladas para utilizá-las em tempo hábil.
Atenção: assinatura de Clubes de programa de fidelidade
Já a assinatura dos Clubes, como o Clube Smiles ou o Clube LATAM Pass, é feita mediante pagamento de inscrição e mensalidade. Sendo assim, é recomendado que viajantes deem uma boa olhada nos benefícios de cada um antes de fazer a sua assinatura.
Acesso a promoções exclusivas
Participantes de programas de fidelidade têm acesso a promoções exclusivas de resgate de passagens aéreas, pacotes de viagem e outros serviços de viagem.
Da mesma forma, esses programas com frequência lançam ofertas especiais de acúmulo de milhas. Basta efetuar a transferência dos pontos acumulados no cartão de crédito. Os bônus de acúmulo podem chegar a 100% dependendo da promoção.
Cabe ao viajante interessado decidir qual é o melhor programa de fidelidade para as suas necessidades. Sempre recomendamos analisar as vantagens proporcionadas por cada um antes de tomar uma decisão.